Arquitetura
Apartamento Berrini / Estúdio Nimo

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
48 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto minimalista garante elegância e funcionalidade para Apartamento de 48 m² no eixo empresarial de São Paulo. Projetado pelo Estúdio Nimo, o imóvel passou por uma reformulação que ampliou o quarto e integrou as áreas sociais, equilibrando funcionalidade e privacidade para o morador. A combinação de elementos industriais e artesanais resulta em um lar acolhedor e com personalidade.


Localizado no bairro Chácara Santo Antônio, em São Paulo, próximo à Berrini, o Apartamento Berrini foi pensado para um jovem executivo que equilibra sua rotina entre momentos de lazer e trabalho. Idealizado pelo Estúdio NIMO, fundado pelas arquitetas Luiza Garcia e Pietra Paes Barreto, o projeto de 48 m² une características industriais a toques rústicos, com o objetivo de garantir elegância e aconchego simultaneamente. O espaço foi planejado com uma base neutra e sólida, proporcionando ambientes versáteis e atemporais.

Nele, a integração das áreas sociais cria a sensação de amplitude e leveza, estabelecendo um cenário ideal tanto para o relaxamento quanto para a socialização. Demarcadas pela definição de layout dos móveis, as salas de TV, jantar e cozinha, permitem fluidez e comunicação constante entre os ambientes, garantindo a funcionalidade necessária.

“Atendendo à necessidade do cliente de usar o apartamento tanto para o trabalho quanto para receber amigos no seu tempo livre, o projeto foi pensado para o convívio. Por isso, buscamos criar espaços amplos e acolhedores, além de definir uma área específica para o home office, com a ampliação do quarto, que proporciona a privacidade de ambos os ambientes” – Pietra.

Os espaços são caracterizados por materiais que remetem ao estilo industrial e moderno, como o concreto das estruturas e a madeira ebanizada. A sala de TV, com tubulação aparente e marcenaria planejada, conta com um sofá claro e espaçoso, oferecendo o conforto desejado. Elementos texturizados e artesanais completam o espaço, tornando-o leve e aconchegante.

Um banco de concreto, localizado abaixo das amplas janelas que permite a entrada abundante de luz natural, conecta os espaços de estar e jantar, além de oferecer áreas de armazenamento que podem ser aproveitadas por eventuais visitas. Ainda em sintonia com a linguagem dos demais ambientes, a cozinha, situada ao lado, é marcada pelo revestimento cerâmico verde que percorre todo o seu perímetro, agregando beleza e personalidade. Elementos decorativos adicionam toques de brasilidade e ancestralidade, suavizando a estética sóbria do espaço.

A fim de proporcionar unidade para o apartamento, o lavabo recebe os mesmos materiais da cozinha: pastilha nas paredes e bancada em granito, tornando-se bonito e funcional. A suíte, alinhada à estética do apartamento, foi ampliada durante a reforma para acomodar um espaço dedicado ao home office, essencial para o morador. Compacta e funcional, destaca-se pelos tons claros e pela escrivaninha de madeira, que acrescenta aconchego e elegância.

Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


