Arquitetura
Apartamento Hípica / Mana arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
130 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Portobello, Tramontina

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento está localizado em um dos predinhos mais charmosos de Pinheiros, construídos originalmente para abrigar funcionários da Hípica Paulista. Hoje, são moradias disputadas por jovens que buscam construções com história e autenticidade.


O projeto foi desenvolvido para um jovem em sua primeira moradia. O pedido principal era integrar a cozinha, mas mantendo a possibilidade de fechamento sem bloquear a luz natural que vinha da lavanderia. A solução foi criar um fechamento em serralheria amarela com vidro canelado, apoiado sobre uma bancada de quartzo branco que também se estende para a cozinha. Uma das partes desse fechamento abre para a cozinha, permitindo integração total, enquanto a outra é fixa, funcionando como passagem de luz natural para a circulação.


A serralheria aparece novamente na abertura para o terraço da sala, desta vez com vidro transparente. O tom de amarelo escolhido remete à fachada original do prédio, trazendo elementos externos para dentro do apartamento.

Na cozinha, a marcenaria inferior foi executada em fórmica azul, enquanto a parte superior recebeu prateleiras abertas em tauari natural. Já na sala de jantar, resgatamos a charmosa janela em estilo “casinha” que pertencia ao antigo quarto de serviço, preservando a estética característica do edifício.


O piso de granilite, presente nas áreas comuns do condomínio, foi incorporado à cozinha e aos banheiros, reforçando a identidade do conjunto arquitetônico. A lavanderia original era ampla demais para apenas um morador, então foi redesenhada: parte de sua área deu lugar a um novo banheiro, permitindo que o apartamento passasse a contar com uma suíte e mais um banheiro social.

A nova suíte, voltada para o pátio interno do conjunto, recebe bastante luz natural e menos ruído, além de contar com um terraço privativo no espaço remanescente da lavanderia. O resultado é um apartamento que aproveita cada metro com inteligência, respeita a história do prédio e, ao mesmo tempo, traduz o estilo de vida do morador.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


