Arquitetura
Apartamento Jardins 95 / Iná Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2023

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Jardins 95, assinado pelo Iná Arquitetura, parte do desejo de transformar um apartamento de 100 m², localizado em um pequeno edifício da década de 1940, em um espaço com atmosfera de casa. Situado nos fundos de um lote no bairro dos Jardins, em São Paulo, o imóvel está em um prédio de apenas três andares, sem elevador, com cobertura de telhas francesas.

A retirada do forro de estuque revelou a estrutura original do telhado em madeira, com mais de 70 anos. Essa descoberta redefiniu a espacialidade do apartamento, permitindo um pé-direito alto e arejado, que evoca a experiência de estar em uma casa térrea. Para viabilizar essa mudança, foi necessário realocar a caixa d’água e reforçar as terças da cobertura.


A planta foi inteiramente reorganizada: a cozinha passou a ser integrada à sala, foi criado um segundo banheiro e o dormitório ganhou acesso à varanda, formando uma suíte. A área de serviço, antes exposta, foi reposicionada junto à janela e disfarçada com marcenaria sob medida. Um banco de concreto moldado no local percorre a área social, funcionando como elemento integrador entre sala e cozinha.



O projeto valoriza elementos originais e materiais atemporais. O piso de taco foi cuidadosamente removido, armazenado, reinstalado e restaurado. A cozinha recebeu ladrilho hidráulico azul (modelo Estrela), que delimita a área e contrasta com o restante da paleta — que inclui concreto aparente, branco e madeira clara.

A escolha de cores é pontual e estratégica, com toques de azul na entrada, cozinha e lareira original — esta última preservada como elemento arquitetônico, apesar de desativada. O mobiliário reúne peças assinadas, como o sofá Border, poltronas Pliant e Trevo (Prototype), e a banqueta Girafa da Marcenaria Baraúna, compondo uma ambientação contemporânea.


A curadoria de arte reforça o caráter afetivo e regional do projeto, com obras de J. Borges, Estúdio Moa, fotografias de Montevidéu e um cartaz do filme argentino Medianeiras.

Além do apartamento, o antigo depósito no térreo do prédio foi transformado em um pequeno escritório independente, com cobertura de vidro, piso em ladrilho hidráulico e banco de concreto, mantendo a mesma linguagem adotada no projeto principal.

Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


