- Área:
135 m²
Ano:
2023
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Boobam, Cortinas, Don Artesano, Empporium Frei Caneca, Fernando Jeager, Futura Superfícies, Galeria Hathi, LZ Studio, Ladrilar, Lumini, Maq Engenharia, Novo ambiente, Palimanam, Produção Visual – Lu Algarthe, Seralheria Flores Bela, Suvinil, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto, o imóvel é um apartamento de prédio antigo e foi completamente redesenhado para suprir pontos, como: paredes assimétricas, falta de conservação e impermeabilização do imóvel superior. Os moradores desejavam um lar aconchegante que lembrasse uma casa na serra, com diversos pontos de cor e muita madeira distribuídos ao longo da residência, sendo escolhidas cores que ressaltam a natureza para dentro de casa, como a terracota, azul e o verde.
Atendendo a pedidos do casal, que adora receber visitas, os espaços sociais foram voltados para a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo apoio de largos bancos que suportam um grande número de pessoas. Com a demolição das paredes da sala e, também, da cozinha e área de serviço, foi criado um painel de madeira Peroba do Campo com bancada e porta camarão, que pode ser fechada e aberta para manter o diálogo do cozinheiro com o estar. Para a cozinha foi escolhida uma grande parede em azul para ser o ponto de luz, no chão, o piso de ladrilho hidráulico domina o espaço e remete ares de fazenda na serra. Os armários criados foram folhados com bits e lambri para trazer dinamismo. Toda a bancada em corian, super maleável, possui diversos acessórios de apoio. Na área de serviço, um tanque farm sink chama atenção e complementa a proposta serrana.
O piso da sala foi revestido de tábua corrida, sendo bem rústico e quente na hora de pisar. No décor, um sofá bem cheio e contemporâneo, com muitas almofadas para se jogar, foi combinado com uma poltrona de leitura do Aristeu Pires e uma poltrona Pitu para o cantinho de leitura. Para completar, o escritório desenhou o rack para reservar o toca-discos, tão amado do morador, e um painel de apoio em laca branca para a televisão. Na sala de jantar, os dois bufês já eram do casal, mas foram reformados pelo escritório. Um espelho foi posicionado para espelhar a Lagoa e refletir a arborização de fora. O projeto luminotécnico traz os pendentes para dar um toque intimista e muito bem-vindo para recepcionar.
No quarto de casal, um painel foi projetado para alinhar as dimensões do quarto, e como eles ansiavam por relaxamento, tranquilidade, uma base neutra domina o espaço, tanto na escolha de roupa de cama, quanto nas paredes. Além do quadro, pensado para levar todos que o visualizam para dentro do mar, as cabeceiras e a penteadeira foram desenhadas pelo escritório, ambas a pedido dos moradores por algo mais personalizado. O banheiro da suíte lembra um verdadeiro spa com seixo telado do chão às paredes, o box, que também é sauna, foi colocado um banco em pedra de quartzo branco que embaixo dele está a saída de fumaça. O espelho esbanja amplitude e os armários criam um clima rústico chique. O blindex e a janela que aparentam ser de madeira, são na verdade de alumínio super resistente com uma pintura eletrostática imitando madeira, agregando um conceito artesanal ao projeto.