Arquitetura
Apartamento projetado por arquiteto brasileiro vence prêmio internacional de interiores
Um apartamento projetado pelo arquiteto brasileiro Luiz Paulo Andrade venceu o prêmio internacional Opal Award London na categoria design de interiores. O projeto é entitulado Garcia Apartment.
Neste nível das premiações, nomeada “Platina”, um painel de juri seleciona os vencedores, “projetos cujo design e execução são verdadeiramente excepcionais e merecem atenção especial” — como descreve o próprio Opal Award London.
O projeto fica localizado na Riviera de São Lourenço, no litoral paulista, e foi finalizado em 2022. O arquiteto responsável, de 49 anos, é proprietário e diretor criativo da Luiz Paulo Andrade Arquitetos.
A propriedade tem aproximadamente 550 m² distribuídos por dois pisos em uma cobertura. O piso inferior contém quatro suítes e uma área de convívio, que traz uma TV e um bar. Há ainda uma cozinha funcional conectada a um espaço para cafés.
No piso superior, todas as áreas de lazer estão conectadas pelo local onde se encontra a piscina. Ali há mais uma suíte, esta infantil. Na área gourmet, há integração com o terraço externo, além de sauna, churrasqueira e um solário.
Na concepção do prêmio, a remodelagem do apartamento se aproveita da transformação dos espaços para dar bom uso a cada sala.
Além de vencer o prêmio londrino, a firma teve projetos entre os finalistas do Archdaily Buildind of The Year, da plataforma de arquitetura mais visitada do mundo. Foram duas casas na categoria best houses e um apartamento em best applied products.
Fonte: CNN Brasil
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


