O projeto neste corredor lateral mostra que a arquitetura não é um luxo, e sim uma inteligência dos espaços.
A casa com acesso do lado tinha um amplo e vazio corredor exterior. Todas as janelas da casa se voltariam para aquela área, assim como as portas para o quarto e para a cozinha. Mas era um espaço sem uso, que só tinha uma lixeira e a casa de gás.
Antes e depois do corredor lateral
O corredor lateral, então, ganhou alguns móveis para virar um lugar para relaxar e receber visitas. Tudo com muito pouca despesa e sem obras.
Tudo foi feito na região perto dos portões, que é onde uma pequena cobertura de vidro já existia. Entre as duas portas de entrada então havia uma mesa com cadeiras e uma bancada, bem integrada à cozinha.
Já perto da janela da sala duas cadeiras foram colocadas para conversar ou relaxar, com uma mesa lateral para suportar óculos ou celular. E logo à frente dessas cadeiras a parede lateral ganhou um jardim, deixando a vista mais agradável para quem está nas cadeiras e quem está dentro da sala.
Próximo a este jardim está o churrasco portátil, que também fica perto da cozinha e da mesa, transformando essa pequena área lateral em um espaço gourmet real.
Imagens e projeto: Arq. Fernanda DG