Guardar no Meu ArchDaily© João Guimarães
- Escrito por Susanna Moreira
- Outubro 02
Compartilhar Compartilhar
Ouhttps://www.archdaily.com.br/br/989110/arquitetura-e-paisagem-10-projetos-camuflados-na-topografia Prancheta “COPY” copiar
Como ponto de partida para projetos de arquitetura, o terreno e a sua topografia apontam os direcionamentos que a distribuição do programa poderá seguir. Entre elas, uma solução se destaca pela continuidade entre a topografia e a arquitetura, a partir do rebaixamento do nível da construção e avanço do terreno sobre a cobertura. A partir deste teto jardim criado com as mesmas características do entorno, o resultado causa a impressão de uma intervenção quase inexistente.
A incorporação do terreno como elemento arquitetônico retoma, de certa maneira, o conceito das cavernas, reforçando uma ideia de abrigo e acolhimento a partir de um híbrido entre a configuração inicial e natural e a intervenção arquitetônica.
Assim, de forma integrada e indissociável, arquitetura e topografia se unem e tornam-se, por um lado, uma continuação da paisagem existente, e por outro, uma discreta interrupção do declive natural do terreno para a criação de aberturas que conectam o interior e o exterior, necessárias para trazer a iluminação e a ventilação naturais para os espaços internos.
A seguir, confira uma seleção de projetos que fundem arquitetura e topografia em um conjunto único e indissociável.
Casa Ncaved / MOLD Architects
Agios Sostis, Grécia
Guardar no Meu ArchDaily© Yiorgis Yerolymbos
“A necessidade de criar um abrigo protegido, num local com uma bela vista, mas abertamente exposto aos fortes ventos de norte, levou-nos à decisão de perfurar a encosta, em vez de criar um conjunto de espaços alinhados ao nível do solo”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de MOLD ArchitectsGuardar no Meu ArchDaily
© Yiorgis Yerolymbos
Casa Aguacates / Francisco Pardo Arquitecto
Valle de Bravo, México
Guardar no Meu ArchDaily© Sandra Pereznieto
“A ideia principal era que o projeto tivesse vista para a floresta, mas o cliente também queria manter o campo de abacateiros intacto”, explica Pardo, “e assim chegamos à decisão de fundir a casa no terreno”. As árvores de abacate agora crescem acima da estrutura escondida, que tem vista para as copas das árvores da floresta. O cliente, diz Pardo, é praticante de asa delta, um esporte que envolve planar sem motor. Com isso em vista, a dupla se interessou pelo que chamaram de “a quinta fachada” – a vista do céu. A intenção de ter um impacto mínimo sobre essa vista tornou-se a característica definidora do projeto”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de Francisco Pardo ArquitectoGuardar no Meu ArchDaily
© Sandra Pereznieto
Residência GN / Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados
Itaipava, Brasil
Guardar no Meu ArchDaily© André Nazareth
“Como a topografia e o projeto estrutural sugeriram um edifício de grande personalidade, optamos por desaparecer com o outro anexo, nos aproveitando de um desnível para encaixar a construção no terreno. A cobertura ajardinada é conectada a este terreno eliminando a presença da arquitetura para quem chega por cima e só avista a escada de acesso ou um outro suave talude por onde se pode descer para entrar na casa de brinquedos”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de Miguel Pinto Guimarães Arquitetos AssociadosGuardar no Meu ArchDaily
© André Nazareth
Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins
Antiparos, Grécia
Guardar no Meu ArchDaily© Claudio Reis
“A ideia principal do projeto foi baseada em dois elementos: as paredes existentes, em diferentes níveis, e as plataformas criadas por essas paredes. As elevações dos dois níveis da casa são linhas quebradas que foram criadas como continuação das paredes existentes no terreno. A topografia ajuda a dissimular a casa”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de Camilo Rebelo + Susana MartinsGuardar no Meu ArchDaily
© Claudio Reis
Villa de Pedra Escavada / Tsolakis Architects
Antiparos, Grécia
Guardar no Meu ArchDaily© George Messaritakis
“O projeto trata-se de uma casa de férias desenvolvida em vários níveis, em uma encosta íngreme na ilha de Antiparos. Οrientado em direção ao leste, o terreno oferece uma visão direta da ilha de Paros, bem como visibilidade para as ilhas Cíclades próximas”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de Tsolakis ArchitectsGuardar no Meu ArchDaily
© George Messaritakis
Casa em Ribela / trespes.arquitectos
Ribela, Espanha
Guardar no Meu ArchDaily© Iván Casal Nieto
“A integração da habitação na paisagem é uma decisão de projeto. O terreno fica no limite da área rural e o projeto visa minimizar seu impacto na paisagem já que esta região já foi muito modificada pelo homem. Os terraços agrícolas, tão comuns nas margens do Rio Miño e do Sil, indicavam como deveria ser a inserção da casa na topografia”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de trespes.arquitectosGuardar no Meu ArchDaily
© Iván Casal Nieto
The Lap Pool House / Aristides Dallas Architects
Tinos, Grécia
Guardar no Meu ArchDaily© Panagiotis Voumvakis
“A casa em Tinos, inspirada pelas cavidades e saliências das rochas, emerge da paisagem natural como uma caverna feita pelo homem, recriando espaços pontuais de exposição e introversão. A entrada encontra-se na parte de trás do edifício, através de uma fenda na terra, enquanto diferentes cortes na cobertura permitem a entrada de luz e ar no edifício”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de Aristides Dallas ArchitectsGuardar no Meu ArchDaily
© Panagiotis Voumvakis
Casa em Monsaraz / Aires Mateus
Monsaraz, Portugal
Guardar no Meu ArchDaily© Rui Cardoso
“Utilizando a topografia, desenha-se uma calote que estende as áreas sociais, tornando-se o centro da vida na casa. Moldando a luz neste espaço, uma outra calote simétrica intersecta esta, criando uma abertura que ilumina este centro com desenho e limites rigorosos”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de Aires MateusGuardar no Meu ArchDaily
© João Guimarães
Casa Subterrânea em Antiparos / Tsolakis Architects
Antiparos, Grécia
Guardar no Meu ArchDaily© George Messaritakis
“A ideia principal é integrar o volume à paisagem. Os volumes variantes em combinação com as partes subterrâneas da casa correspondem ao conceito de abraçar a topografia rochosa. Assim, os fragmentos do projeto criam uma suave intervenção arquitetônica, privilegiando a transformação do terreno. Três moradias subterrâneas emergem através do processo de desenho”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de Tsolakis ArchitectsGuardar no Meu ArchDaily
© George Messaritakis
Aloni / decaARCHITECTURE
Antiparos, Grécia
Guardar no Meu ArchDaily© Erieta Attali
“O terreno é um vale natural onde duas encostas se encontram. No eixo Norte-Sul a inclinação sobe entre duas colinas enquanto no eixo Leste-Oeste a inclinação cai, abrindo-se para a vista para o mar. Duas longas paredes de pedra fazem a ponte entre as colinas, permitindo que a casa se aninhe no espaço interior, mantendo a continuidade da paisagem que flui sobre ela. Esta estratégia simples dilui os limites da casa e torna sua massa imperceptível dentro do panorama geral da ilha”.
Guardar no Meu ArchDailyCorte. Cortesia de decaARCHITECTUREGuardar no Meu ArchDaily
© Erieta Attali
Nota: Os textos citados foram extraídos das descrições de cada projeto, enviadas pelos respectivos arquitetos. Descubra mais referências de projetos nesta pasta My ArchDaily criada pela autora.