Arquitetura
Arrumação da casa e bem-estar emocional: dicas para começar 2026 melhor

Bem-estar emocional dicas de arrumação para a virada do ano: tom laranja influencia no humor
Getty Images
A chegada do fim do ano traz o espírito de renovação. Um dos pontos de partida para novos começos positivos está na arrumação da casa. Afinal, um ambiente organizado, funcional e alinhado contribui para o bem-estar emocional.
LEIA TAMBÉM
Bem-estar emocional dicas de arrumação para a virada do ano: amarelo estimula a craitividade
Getty Images
A consultora espiritual e taróloga Jovanka Buratto explica que não é necessário realizar grandes rituais, a simplicidade faz a diferença. “Quando mantemos apenas o essencial, o ambiente fica mais leve e favorece a clareza mental”, afirma.
Bem-estar emocional dicas de arrumação para a virada do ano: área de trabalho na janela
Getty Images
Arrumar o lar vai além da sensação de ordem. Dispor os objetos pessoais de forma bem distribuída facilita a circulação e melhora a funcionalidade do espaço. A dica é dividir os ambientes por funções. “Criar zonas, como trabalho, descanso e lazer, ajuda o cérebro a entender cada momento do dia”, explica a especialista.
Bem-estar emocional dicas de arrumação para a virada do ano: espaço para meditação
Getty Images
Outra recomendação é manter a área de trabalho próxima a uma janela. Ter uma planta no ambiente também contribui para o equilíbrio. “Elas trazem vida, purificam o ar e criam conexão com a natureza, mesmo dentro de casa”, destaca Jovanka.
Bem-estar emocional dicas de arrumação para a virada do ano: cantinho da leitura
Getty Images
A consultora ressalta ainda uma prática que não deve ser ignorada: manter o chão livre. Optar por ganchos e prateleiras ajuda na organização dos ambientes. “Quanto mais livre o chão, mais fluida fica a energia do espaço”, diz.
Bem-estar emocional dicas de arrumação para a virada do ano: laranja para boas energias
Getty Images
Criar um cantinho para descanso e introspecção ajuda a manter uma atmosfera acolhedora. Pode ser um espaço para leitura, meditação ou qualquer atividade que promova o equilíbrio emocional. “Esse local funciona como um ponto de reconexão, onde a pessoa desacelera e se reorganiza internamente”, observa.
Como o fim de ano também remete à escolha de cores para atrair boas energias para o novo ciclo, Jovanka frisa que tons como amarelo e laranja na decoração influenciam o humor e estimulam a criatividade.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


