Conecte-se conosco

Arquitetura

Arte e arquitetura brasileira ocupam obra icônica de Le Corbusier, em Paris

Publicado

sobre




4ª edição da mostra Aberto está em cartaz na icônica Maison La Roche até 8 de junho de 2025 A plataforma ABERTO, criada por Filipe Assis em 2021 para promover a arte, o design e a arquitetura brasileira, dá um passo importante com sua internacionalização. Após três edições no Brasil, a quarta edição – ABERTO4 – ocorre em Paris, de 13 de maio a 8 de junho de 2025, na icônica Maison La Roche. A escolha do local marca o início de um novo ciclo de exposições bianuais fora do Brasil e se alinha com o Ano Cultural Brasil-França e a celebração dos 60 anos da morte do arquiteto e arquiteto franco-suíço Le Corbusier.
Marquesa Vermelha, Oscar Niemeyer
Thomas Lannes
Desde sua estreia em uma residência projetada por Oscar Niemeyer em São Paulo, a ABERTO se consolidou como um espaço inovador de diálogo entre arte, arquitetura e cultura. A iniciativa propõe uma fusão entre passado e presente, explorando o legado modernista brasileiro em ambientes arquitetônicos marcantes. Para Filipe Assis, a plataforma atua como um agente de intercâmbio cultural. “A missão é atuar como ponte entre a arte brasileira e o cenário internacional”, afirma.
Obras de Liuba Wolf
Thomas Lannes
A exposição em Paris é intitulada ABERTO4: Arte e Arquitetura Brasileira encontram Le Corbusier em Paris e acontece na Maison La Roche, Patrimônio Mundial da UNESCO. A mostra destaca o intercâmbio cultural entre Le Corbusier e o Brasil, apresentando cerca de 40 obras de artistas brasileiros e documentos históricos que revelam o diálogo entre o arquiteto franco-suíço e Lucio Costa. A curadoria é de Filipe Assis, Lauro Cavalcanti, Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Obra de Cícero Dias
Thomas Lannes
Entre os destaques da exposição estão correspondências trocadas por Le Corbusier e Lucio Costa, maquetes históricas do Ministério da Educação e Saúde, estudos urbanísticos para cidades brasileiras, guaches de Burle Marx e obras de Le Corbusier como artista visual. Também serão exibidas obras de artistas históricos do modernismo brasileiro, como Cicero Dias, Sérgio Camargo, Lygia Clark, Lygia Pape, Amilcar de Castro e Maria Martins, além de comissões contemporâneas feitas especialmente para a mostra por nomes como Luiz Zerbini, Beatriz Milhazes, Juan Araujo, Marina Perez Simão, Sônia Gomes, Antonio Tarsis, Laís Amaral e Sidival Fila.
Da esquerda para a direita: Liuba Wolf (escultura), Sérgio Camargo (escultura), Mira Schendel (quadro), Lygia Clark (escultura), Le Corbusier (quadro)
Thomas Lannes
Com seus tetos baixos e ambientação fluida, a arquitetura intimista da Maison La Roche proporciona uma experiência sensorial e imersiva, destacando a relação entre obra e espaço. A exposição ainda conta com a participação de galerias brasileiras de destaque, como Mendes Wood DM, Almeida & Dale, Mennour, Fortes D’Aloia & Gabriel, Nara Roesler e Luisa Strina.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter



Fonte: Casa Vogue

Arquitetura

Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

Publicado

sobre


Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti - Imagem 2 de 25Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraCasa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti - Fotografia de ExteriorCasa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti - Mais Imagens+ 20