Arquitetura
Artesãos alemães fazem coração enxaimel de 350 quilos para cidade catarinense | Viagem
Uma peça de coração enxaimel, símbolo da cidade catarinense de Pomerode, feita por artesãos alemães foi instalado na Vila Germânica do Alles Park, o parque temático de Pomerode (SC). A obra, com 350 quilos, representa a arquitetura típica da cidade e aprofunda a conexão entre a comunidade e suas raízes.
Produzido com madeiras nobres como canela, itaúba e cedro, sua construção seguiu a tradicional técnica enxaimel — estrutura em que as peças de madeira são encaixadas entre si, sem a necessidade de pregos ou parafusos metálicos. Em seu lugar, são utilizados pregos de madeira, preservando a tradição artesanal que é patrimônio histórico em Pomerode.
O projeto envolveu um grupo de Wandergesellen, jovens artesãos da Alemanha que estavam em estágio na Heimat Arquitetura. Eles escolheram a região pela grande concentração de casas construídas em estilo enxaimel.

O mestre carpinteiro, Anderson Töwe, proprietário da Heimat Arquitetura, com sede em Jaraguá do Sul, e a arquiteta Eliane Scheidt Töwe acompanharam de perto os dez dias de trabalho — desde a escolha e corte das madeiras até o encaixe das peças curvas, considerado o maior desafio técnico.
Ele explica que os Wandergesellen seguem uma tradição muito antiga na Alemanha, com regras e ritos bem específicos. Entre elas estão o uso da roupa tradicional, a forma artesanal de trabalho e o afastamento de pelo menos 50 km de suas casas durante todo o período de jornada, que dura no mínimo três anos e um dia.
“O coração enxaimel é mais que uma obra de arte ou uma decoração no parque; é um símbolo de amizade e carinho pela cidade de Pomerode”, destaca Fernanda Brandes de Athayde, coordenadora de decoração e eventos do Alles Park.

Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


