Grandes Obras

As 6 construções maximalistas mais espetaculares do mundo

As 6 construções maximalistas mais espetaculares do mundo




Inteiramente esculpidos em mármore, rodeados de afrescos ou adornados com espelhos, estes cenários espetaculares convidam a um olhar totalmente atualizado Palácio de Cristal, em Madrid, na Espanha
Getty Images/Orbon Alija
Em um mundo onde a arquitetura muitas vezes reflete a simplicidade e a funcionalidade, há um movimento que desafia as convenções estabelecidas, celebrando a opulência e a grandiosidade em sua forma mais espetacular: o maximalismo. Desde maravilhas esculpidas em mármore a palácios adornados com afrescos e espelhos, estas construções não são apenas estruturas físicas, mas sim testemunhos de criatividade e riqueza cultural e histórica.
LEIA MAIS
Da Índia ao Irã encontramos estas estruturas magníficas e apaixonantes, cada uma com sua particularidade e grandiosidade. A seguir, confira as 6 construções maximalistas mais espetaculares do mundo:
1. Santuário Sagrado de Shah Cheragh (Shiraz, Irã)
Santuário Sagrado de Shah Cheragh, em Shiraz, no Irã
Getty Images/Izzet Keribar
Construído no século XIII pelo primeiro-ministro e ex-príncipe Buyid, este monumento funerário e religioso é coroado por uma grande cúpula de gesso e pedra inteiramente coberta por espelhos. De aparência moderna, a Mesquita Shah Cheragh – “rei da luz” – revela um interior deslumbrante, destacando milhões de pequenos fragmentos de espelho que cobrem as paredes e os tetos. O monumento arquitetônico parece ter saído direto do conto “Mil e Uma Noites” e cintilam sob os reflexos das peças de prata que brilham como cristal.
2. Palácio Real de Aranjuez (Madrid, Espanha)
Palácio Real de Aranjuez, em Madrid, na Espanha
Getty Images/DEA/ARCHIVIO J. LANGE
Situado em uma das residências oficiais da família real espanhola, o Gabinete de Porcelana do Palácio Real de Aranjuez, em estilo rococó, é inteiramente feito de porcelana. No cruzamento entre o classicismo, com as suas ornamentações e gravuras, e inspirado nas Chinoiserie retiradas de histórias de viagens, as paredes do Gabinete de Porcelana apresentam uma decoração extravagante, fantasiosa e requintada. As cenas do cotidiano pintadas nas paredes e o mobiliário rico, principescos e opulentos realçam o estilo que precedeu o neoclassicismo.
3. Palácio Thanjavur Maratha (Thanjavur, Índia)
Palácio Thanjavur Maratha, em Thanjavur, na Índia
Getty Images/charliedotgilbert
Originalmente projetado pelos governantes do reino Thanjavur Nayak, o palácio serviu como residência oficial da família Bhosle que governou Tanjore de 1674 a 1855. Erguido por colunas octogonais, decoradas com listras e padrões complementadas por arcos, as paredes do palácio são decoradas com imagens de deuses e deusas cujas pinturas são expostas como uma galeria de arte. Ultra coloridos, os tronos dos reis Maratha e as cortes reais abrigam obras de arte entre ruínas e apetrechos imperiais, sendo uma das atrações mais populares da Índia. O Museu do Palácio Real, que complementa a biblioteca mais antiga da Ásia e a Torre do Sino da Rainha, exibe tesouros antigos.
4. Castelo Rochetta Mattei (Bolonha, Itália)
Castelo Rochetta Mattei, em Bolonha, na Itália
Getty Images/Alberto Ghizzi Panizza
A fortaleza situada nos Alpes do Norte, ao longo da península italiana, reina o município de Grizzana Morandi, na cidade metropolitana de Bolonha. Projetado na segunda metade do século XIX, o castelo medieval e mourisco foi a residência do conde Cesare Mattei e, quando foi comprado por Primo Stefanelli, foi transformado em pavilhão de caça, hotel e restaurante, criando um refúgio de paz com a sensação de uma casa de campo. É na capela do castelo que as colunas, com seus elaborados padrões listrados em pedra e tijolo, criam uma arquitetura bicolor em toda a sua extensão.
LEIA MAIS
5. Palácio de Cristal (Madrid, Espanha)
Palácio de Cristal, em Madrid, na Espanha
Getty Images/Orbon Alija
No Parque do Retiro, em Madrid, o palácio em forma de estufa é um dos melhores exemplos da arquitetura moderna. A estrutura metálica e cristalina projetada para a Exposição Geral das Ilhas Filipinas em 1887 é feita de vidro e ferro. Coroada por uma cúpula de 22,60 metros de altura, a catedral com vitrais transparentes sustentados por colunas de ferro jônico está disposta em três naves em forma de trevo. A fachada clássica em estilo grego está voltada para um lago artificial com ciprestes do pântano enraizados debaixo d’água.
6. Templo Ranakpur Jain (Rajastão, Índia)
Templo Ranakpur Jain, em Rajastão, na Índia
Getty Images/Paul Panayiotou
No meio da selva, o Templo Ranakpur Jain é decorado com esculturas de figuras e animais sagrados, captando a luz que atravessa as colunas tecidas como renda. Construído sob encomenda pelo empresário local Darna Shah no século 15, seguindo uma visão divina, o Templo Ranakpur Jain é um dos mais sagrados da Índia. Escultores e artesãos construíram o palácio sob a liderança do arquiteto Deepak de Mundara, que construiu uma cidade ao seu redor, em homenagem ao rei. Esculpido com mármore branco, o templo tem 1.444 pilares e estátuas únicas, concebidas com precisão e detalhes, e é o testemunho de uma proeza arquitetônica que se aproxima da perfeição.



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *