Arquitetura
Ateliê Residência EA / AMZ Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa “Ateliê Residência EA” foi concebida para ser residência e local de criação de uma artista plástica. O projeto visou garantir a privacidade e independência do ateliê durante seu uso, mas também a integração dele com o restante da casa em eventos e aos finais de semana.




Procurando acompanhar o perfil original do terreno, o programa foi acomodado em diferentes níveis: a metade frontal e mais alta do lote é ocupada pelo Ateliê; meio nível abaixo dele foi implantada a área social da residência; e meio nível acima, a área íntima. O Ateliê e a casa são interligados internamente pelo átrio de circulação vertical. Externamente, um jardim alagado cria o silêncio e a separação desejada entre os dois usos ao mesmo tempo em que mantém a conexão visual do conjunto.




As empenas longitudinais são o suporte para as telas da produção (no ateliê) e da coleção (na casa) da artista. Em contraposição a elas, as faces transversais envidraçadas deixam que a luz e a ventilação naturais atravessem os dois blocos ao longo do dia e permitem a percepção da profundidade total do lote.


Para a obra foi concebido um sistema construtivo misto pré-fabricado: se inicia com fundações e empenas construídas através da técnica tradicional do bloco estrutural de concreto pré-fabricado e segue com a montagem de peças maiores (perfis W e lajes de madeira NLT), fabricadas ao longo dessa primeira etapa da obra.



As empenas transversais partem dos baldrames de fundação e, entre elas, são engastados perfis “W” metálicos de linha. Sobre esses perfis pousam as lajes de madeira do piso e da cobertura, além da escada pré fabricada. A cobertura foi impermeabilizada com manta EVA , os fechamentos internos do andar foram executados em dry-wall, e o fechamento externo foi feito com caixilharia de alumínio. Todos os elementos construtivos, assim como a infraestrutura hidráulica, permaneceram sem qualquer tipo de revestimento depois da obra pronta.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


