Funcionários do alto escalão dos EUA expressaram novamente suas preocupações sobre uma potencial grande ofensiva militar israelense em Rafah em ligações com seus homólogos israelenses no domingo (12).
O secretário de Estado, Antony Blinken, “reafirmou a oposição dos EUA a uma grande operação militar terrestre em Rafah” em uma ligação com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, de acordo com uma leitura do Departamento de Estado.
Blinken também ressaltou a necessidade urgente de proteger os civis e os trabalhadores humanitários em Gaza, disse a leitura.
Entretanto, o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan “reiterou as preocupações de longa data do presidente Biden sobre o potencial de uma grande operação militar terrestre em Rafah”, numa chamada telefónica com o seu homólogo israelense, disse a Casa Branca.
Sullivan discutiu alternativas para uma invasão da cidade “para garantir a derrota do Hamas em toda a Faixa de Gaza” com Tzachi Hanegbi.
“O Sr. Hanegbi confirmou que Israel está levando em consideração as preocupações dos EUA”, disse uma leitura da Casa Branca sobre o telefonema.
Os homens concordaram em organizar em breve uma reunião pessoal de autoridades dos EUA e de Israel para discutir Rafah e outras questões.
Compartilhe: