Arquitetura
Banheiro renovado em 24 horas: 5 soluções inteligentes e sem quebra-quebra

Renovar o banheiro de forma rápida, sem obra e sem sujeira é totalmente possível. Apostar em pequenas intervenções estratégicas é a melhor maneira de transformar o espaço em apenas um dia. Para conseguir esse feito, vale focar em elementos que têm impacto visual imediato e que também ajudam na rotina. A seguir, a arquiteta Patricia Penna ensina cinco soluções eficientes para quem quer repaginar um banheiro antigo sem ter muito trabalho.
Pintura
Para quem busca uma mudança marcante, a arquiteta sugere a pintura dos azulejos com tinta epóxi. Segundo a profissional, o material renova superfícies de maneira rápida, sem a necessidade de remover revestimentos — e, na avaliação dela, é uma opção melhor do que adesivos, por exemplo.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Melhorar a iluminação é uma das maneiras de ampliar o espaço no banheiro. Neste projeto de Patricia Penna, a janela retangular ajuda a luz a entrar
Leandro Moraes
Troca de metais
Outra mudança significativa é apostar em novas torneiras, chuveiros e acessórios de fixação, deixando o visual ainda mais atual. Patricia faz um alerta importante: “Atenção ao tipo de furação existente nas bancadas e paredes. Além disso, cuidado com possíveis marcas ou manchas que os metais anteriores possam deixar nas superfícies”.
Iluminação renovada
Investir na iluminação é essencial para a sensação de conforto dentro do banheiro. Atualizar luminárias e selecionar lâmpadas com temperatura de cor mais quente são medidas que fazem diferença rapidamente e deixam o ambiente mais acolhedor.
Neste projeto de Patricia Penna, metais, acessórios e outros itens de decoração definem o banheiro
Leandro Moraes
Aposte em novos espelhos
Trocar os espelhos e optar por modelos maiores ou com iluminação embutida também é uma ótima ideia — afinal, eles ampliam o ambiente e reforçam a claridade.
Espelhos ajudam a ampliar o espaço nos banheiros, como acontece neste projeto de Patricia Penna
Leandro Moraes
Troca de acessórios e reorganização do espaço
Outro passo importante é substituir acessórios, mas que dão o tom do banheiro: saboneteiras, porta-escovas, lixeiras, tapetinhos, toalhas e cestos. Vale optar por um conjunto harmonioso, apostando em acabamentos semelhantes. Além disso, reorganizar objetos que já estão ali também ajuda — e muito. “Mudar cestos e caixinhas de lugar é uma opção. Eles podem ser usados em armários, gavetas ou sobre bancadas. Ainda podem ser dispostos em nichos ou prateleiras que possam ser fixadas nas paredes, por exemplo. Todos estes itens mudam a atmosfera do banheiro”, comenta Patricia.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


