Arquitetura
Banheiro sem janela: dicas e soluções para eliminar mofo e umidade | Smart
“Ter um banheiro sem janelas é, certamente, um desafio, especialmente na questão da umidade. Não só por conta do mofo, que é o problema mais comum de se pensar, mas até em durabilidade de pinturas, secagem de toalhas e roupas, ou mesmo no aparecimento de insetos”, comenta a arquiteta Gabriella Guerreiro, do escritório Intu Arquitetura.
“O que mais indico é revestir o banheiro por completo com azulejos, isso demanda um investimento inicial maior, mas a longo prazo poupa gastos excessivos com repinturas. Se o orçamento permitir, utilizar revestimentos monolíticos é ainda melhor, visto que não há rejuntes, o que evita a necessidade maior de manutenções periódicas”, diz.
Algumas plantas podem ajudar a prevenir mofo e a diminuir a umidade no banheiro, podendo ser colocadas em vasos sobre a bancada, ou no piso, em cantos que não interfiram na circulação. Dentre as espécies indicadas estão a zamioculca, espada-de-são-jorge, clorofito, jiboia, e lírio da paz. “Elas absorvem parte da umidade do ar, ajudam na purificação e ainda decoram o ambiente, trazendo aconchego”, diz Luciana.
Devido à pouca iluminação natural, para que as plantas se mantenham saudáveis, vale colocá-las sobre sol leve ao menos uma vez por semana e reforçar a adubação, bem como ter atenção na hora de regar. “Antes da rega, verifique se a terra já está molhada por conta da umidade pré-existente do banheiro. Em caso positivo, não regue, se não, a chance de elas sobreviverem é baixa”, alerta Gabriella.
Se mesmo com todos os cuidados o banheiro desenvolver mofo, o primeiro passo é retirar tudo do ambiente e fazer uma higienização completa. Para isso, Rafa orienta uma limpeza profunda com vinagre branco ou com uma mistura de água sanitária e água, em partes iguais (um por um) nas áreas afetadas. “Coloque em um borrifador para facilitar o uso. Nos rejuntes, utilize uma escova de dentes velha, seque completamente o local e aplique selante antifúngico nos rejuntes, se necessário”, recomenda a especialista em limpeza.
Se o mofo voltar rapidamente, vale consultar um especialista para verificar a existência de infiltração. “Um profissional capacitado irá identificar se há algum ponto de infiltração no forro, parede, ou por trás de armários. Independentemente, de tempos em tempos, vale substituir os rejuntes dos revestimentos, e realizar a troca dos silicones que fazem à calafetação de boxe, ralos e pias”, finaliza Luciana.
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


