A bioconstrução é o nome dado a uma construção que utiliza materiais naturais de baixo impacto natural, basicamente.
Casos ecológicos x bioconstrução
São, portanto, casas verdes, mas neste caso este apelo ecológico é especificamente dado pelo uso de materiais naturais.
Há também as casas ecológicas com processo de fabricação industrial, que reduzem os danos ao meio ambiente através de tecnologias sustentáveis. Mas neste caso não se trata de bioconstrução, porque eles não são materiais ou processos naturais, essa é a diferença.
Construção econômica
E na prática isso também gera, pelo menos em geral, outra diferença, que é a redução de custos. Ao fazer a casa própria, com materiais disponíveis no site, às vezes sem custo, inclusive, a construção tende a ser mais barata, logicamente.
Como reduzir o impacto
Utilizar materiais naturais de baixo impacto natural significa, então, a redução ou isenção do uso de materiais como cimento ou derivados de petróleo, ou qualquer material que durante sua fabricação ou extração da natureza cause muito dano ao ambiente.
E para reduzir ainda mais esse impacto, As técnicas de bioconstrução tendem a utilizar materiais locais, reduzindo assim a necessidade de transporte, por exemplo.
Técnicas e materiais de bioconstrução
É possível construir casas inteas ou fazer apenas alguns equipamentos utilizando técnicas e sistemas bioconstrutivos.
Em termos de materiais e sistemas bioconstrutivos, há várias opções, tais como:
Land Constructions
Terra é o material mais abundante em qualquer terreno. Mas, para construir com ele, é preciso ter algumas características específicas em termos de umidade, consistência. Ainda assim, continua sendo uma opção econômica e sustentável para construir.
E com ele é possível construir de várias formas, por exemplo, configurando a terra com palha, que é o sistema conhecido como COB, ou por empilhar sacos com solo, por exemplo, no sistema chamado de “superadobe”. Todos eles também oferecem a vantagem de serem construções termicamente confortáveis, ou seja, que elas não esquentam muito quando é calor não chega a arrefecer quando está frio. (Saiba mais sobre maneiras de construir com terra aqui)
Estruturas de Bambu
O bambu também é um material sustentável, porque ele cresce facilmente, para que você possa colher e replantar várias vezes. E as construções de bambu podem parecer bonitas, além de resistentes. (Mais informações como construções de bambu aqui).
Tijolo Ecológico
O tijolo ecológico também é conhecido como tijolo de piso de cimento, pois é feito com solo junto com cimento. Assim, apesar de também ter cimento na composição, a quantidade é menor do que na construção de alvenaria. Além disso, cada tijolo pode ser feito na própria obra, com prensas manuais que não gastam energia. (Mais informações sobre o tijolo ecológico aqui).
reflorestamento
A madeira também pode ser um material sustentável, se for proveniente de áreas de reflorestamento, ou seja, plantações feitas para usar madeira mesmo e depois plantá-lo novamente, em vez de simplesmente tirar madeira da mata. (Mais informações aqui sobre florestas de reflorestamento aqui).
E em relação às técnicas de bioconstrução aplicadas a equipamentos ou peças específicas para casa, alguns exemplos são:
Vaso sanitário de Vaso
O banheiro composto ou o vaso sanitário seco baseia-se na ausência de água, não para consumir este recurso. O lixo cai em um reservatório onde também é jogado serragem, e este então forma um composto seco e livre de odor, que pode até servir como fertilizante. (Mais informações sobre o banho de compostagem aqui).
Capture rainwater
Usar a água que cai do céu é uma das técnicas que reduz o impacto ambiental, e requer apenas que sejam feitas estruturas para coletar essa água quando ela cai, como calhas de telhado, por exemplo, além de um filtro para remover impurezas. (Saiba mais sobre extração de água da chuva aqui)
e ventilação natural
Para evitar o uso desnecessário de energia elétrica, como condicionadores de ar ou luminárias de iluminação durante o dia, uma solução muito simples e básica é fazer ambientes bem ventilados e iluminados. Para isso, é apenas para fazer grandes aberturas, posicionadas de modo a gerar a ventilação cruzada, se possível. E também colocar as aberturas em lugares estratégicos, para pegar sol mas não muito sol que aquece muitos espaços, por exemplo.
Curso de Bioconstrução
Para mais informações sobre o conceito, técnicas e passo-a-passo da bioconstrução, incluindo gerenciamento ambiental de materiais, reciclagem de resíduos, energia limpa, tecnologias alternativas e muito mais, você pode se registrar para o Curso Online “Diplomado Design em Bioconstrução”. O curso é oferecido pela UniPermacultura e é desenvolvido por profissionais que atuam em obras de bioconstrução e sistemas de permacultura há mais de 12 anos. Saiba mais sobre o Curso de Bioconstrução aqui