O Brasil ultrapassou os 2,5 milhões de casos de dengue nesta segunda-feira (1º). Nos primeiros três meses do ano, o número de mortes chegou a 923 e ameaça bater o recorde de 2022, que teve 1.016 mortes confirmadas ao longo do ano inteiro.
O número total de casos até o momento é de 2.573.293. Além das mortes confirmadas, 1.456 óbitos estão em investigação.
Mesmo com os número, estados da Região Norte, Espírito Santo e Minas Gerais no Sudeste, e praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso Sul, apresentam sinais de desaceleração de novos casos de dengue.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, esses estados já chegaram ao pico e estão em fase de diminuição.
Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou que os 154 municípios recém-incluídos na lista da pasta para receber vacinas contra a dengue, começam a receber as doses do imunizante ainda hoje.
Dengue na América Latina
A curva da contaminação por dengue no Brasil está desacelerando, mas os números seguem preocupando as autoridades internacionais.
Um dia depois de Porto Rico declarar emergência de saúde pública, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou na última quinta-feira (28) que o surto da doença nas Américas pode ser o pior já registrado, com Brasil, Argentina e Paraguai liderando o ranking do continente.
Compartilhe: