Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Fryšták, na República Checa, foi construída uma capela dedicada a Santo Antônio de Pádua, feita de tijolos crus, junto a um afloramento rochoso entre Vítová e Horní Ves, nas encostas das Colinas de Hostýn. O edifício cilíndrico foi projetado por Zdeněk Rothbauer (nascido em 1941) e Karel Filsak (1985), que se inspiraram nas igrejas cristãs primitivas com plantas circulares. A capela modesta é caracterizada por círculos, cruzes gregas e tijolos aparentes. A escolha do material de construção e das formas geométricas simples reflete não apenas a convicção dos arquitetos, mas também a humildade essencial da Ordem Franciscana
O resultado é uma estrutura cilíndrica com um telhado de duas águas. O uso expressivo do círculo no projeto remete à tradição das primeiras igrejas cristãs, especialmente as rotundas típicas da arquitetura românica e pré-românica da Europa Central. No entanto, em vez de uma cúpula abobadada tradicional, a parte superior vertical é coberta por um telhado de duas águas atípico. O círculo simboliza a natureza cíclica do universo e de toda a vida na Terra. A capela é um santuário, um lugar tranquilo para a contemplação interior.
A austeridade do edifício deriva dos valores da Ordem dos Frades Menores, fundada por Francisco de Assis: pobreza, renúncia aos privilégios, solidão, eremitismo e aprendizado. “A capela respeita essa modéstia; respeita o contexto material e histórico; respeita a estética industrial e o caráter da paisagem”, observa Karel Filsak, um dos arquitetos responsáveis. Embora seja uma construção arrojada, sua ousadia é alcançada por meio da humildade e da simplicidade de suas formas.
O tijolo é o material de construção fundamental. Além das paredes externas, o ele é amplamente utilizado em outros elementos, como bancos, ladrilhos e pavimentação, criando uma composição abstrata que harmoniza com a paisagem. Em vez de estimular a mente, os detalhes e materiais promovem a meditação silenciosa. O vazio é um aspecto importante do interior, ressaltado pela simplicidade da construção e pelas paredes sem reboco.
A capela oferece um alto grau de intimidade, incentivando os visitantes a olharem para cima. Em vez de afrescos e uma cúpula, eles verão, na penumbra, um dossel de luz criado pela estrutura do telhado. A forma geométrica do telhado, que oscila entre tradição e inovação, cria um contraste que torna a capela única. O telhado parece tocar os tijolos em apenas dois pontos, gerando uma sensação de equilíbrio, tranquilidade e harmonia.
A construção é suportada pelas estruturas das claraboias, que são divididas verticalmente em doze colunas. Geometricamente, os lados do telhado formam duas metades de uma elipse. Feito de aço galvanizado, o telhado possui proporções elegantes. Embora durante a construção tenham sido necessários alguns compromissos, especialmente em relação à qualidade dos componentes, o plano original foi sempre seguido e, no final, completamente realizado, apesar das concessões.
A iluminação intimista do interior segue o simbolismo da luz divina, como se descesse do céu, enquanto o relevo das cruzes gregas é usado como fonte indireta de luz artificial. Todos os detalhes da capela são adaptados para se ajustarem à sua planta circular. Os móveis – um ambão, um banco, uma luz pendente, um suporte com um vaso para um lírio – juntos destacam simbolicamente a autenticidade e a humildade do santo.