Arquitetura
Carnaval pede água: por que a hidratação é essencial

Carnaval pede água: por que a hidratação é essencial
Getty Images
A época do ano que o folião mais espera se aproxima. A previsão é de dias de forte calor no Carnaval de 2026 e, por isso, a hidratação é fundamental. Em tempos de festa, muitos têm o hábito de ingerir qualquer líquido, como cerveja e refrigerante, acreditando que isso é suficiente para o corpo. A área médica discorda: a água é essencial para o organismo e para o funcionamento dos rins.
LEIA TAMBÉM
Carnaval pede água: por que a hidratação é essencial
Getty Images
O nefrologista Bruno Biluca, da Fenix Nefrologia, explica que bebidas como cerveja e refrigerantes até têm água em sua composição, mas vêm acompanhadas de açúcar, sódio, cafeína e álcool, a depender da escolha. “São substâncias que podem atrapalhar o equilíbrio de líquidos do organismo e trazer efeitos metabólicos e renais negativos. A recomendação geral é ter a água como base e as outras bebidas apenas como complemento”, orienta.
Nos dias de folia, o álcool é certamente o mais nocivo para a saúde. “Ele tem efeito diurético, ou seja, aumenta a produção de urina. Na prática, isso pode causar perda de água e sais, sede intensa, dor de cabeça, boca seca e urina mais escura. Para os rins, especialmente em situações de calor, esforço físico ou uso de certos medicamentos, essa combinação pode levar até a quadros de lesão renal aguda”, alerta o médico.
Além da água, outras alternativas de hidratação podem entrar na lista. Segundo Biluca, a água com gás também hidrata, desde que não tenha açúcar ou álcool. Quem tem o hábito de beber chá pode manter. Sucos naturais são boas opções, mas exigem atenção à concentração de açúcar e potássio. Ainda assim, todas essas alternativas requerem moderação.
“A água continua sendo a forma mais segura, simples e eficiente de manter o organismo e os rins funcionando bem. Outras bebidas podem entrar na rotina, mas não devem ocupar o lugar principal”, reforça Biluca.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Las Margaritas / Trópico Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na intervenção em uma casa tradicional antioquenha, localizada no sudoeste do estado colombiano, em um território montanhoso e de clima quente.

Arquitetura
Jardim de Infância Kinder Rain / AACM – Atelier Architettura Chinello Morandi

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim de infância primordial, moldado pelo espírito do lugar e pelas emoções da criança. Um espaço simultaneamente protegido e onírico, seguro e aberto às maravilhas. Uma pequena aldeia: um conjunto abstrato de volumes piramidais articulados por pátios abertos. Uma escola vermelha, quente e acolhedora, que se eleva entre as árvores, aninhada no verde.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


