- Área:
6000 m²
Ano:
2023
Fabricantes: BSRM, Crown Cement, Nasir Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de lar evoca em nós um profundo anseio por conexão familiar e interações significativas. As famílias nas comunidades de Bangladesh se reúnem através do “adda”, que é um de seus passatempos favoritos. A tradição está tão enraizada na cultura bengali que muitos residentes não percebem que este é um tesouro cultural o qual pode se perder na história de suas famílias. Espaços que poderiam oferecer essas experiências e reacender o senso de harmonia e unidade da família estavam inseridos na demanda desse projeto.
Para facilitar tais experiências, a provisão de um terraço aberto dentro das casas individuais possui grande significado. Com base nesse conceito, posicionamos o quarto da avó no primeiro andar, adjacente a um terraço aberto com vista para a piscina e os jardins, em um layout escalonado, que se tornou o local favorito da família. Essas escolhas meticulosas de projeto servem para nutrir a essência do lar, onde os relacionamentos são fortalecidos e o amor abunda.
Dada a personalidade da família, a privacidade surgiu como uma preocupação crucial. Para abordar essa questão, criamos uma espécie de tela ao longo da edificação. Isso não apenas fornece uma camada adicional de privacidade, mas também cria um jogo visualmente estimulante de luz e sombra. A tela também facilita um senso de conexão visual que se estende dos espaços internos para o mundo exterior de maneira controlada e medida. Com essas escolhas cuidadosas, nos esforçamos para criar um equilíbrio harmonioso entre a necessidade de privacidade da família e seu desejo de conexão com o mundo exterior.
Em uma ruptura com o desenho típico de moradias urbanas, incorporamos amplos e longos terraços neste projeto. Esses terraços foram pensados para incluir áreas verdes exuberantes de forma escalonada sobre os quartos e campos gramados que servem para criar uma atmosfera tranquila e uma barreira verde refrescante do barulho da estrada adjacente. O posicionamento estratégico desses espaços verdes também cria uma vista deslumbrante tanto dos quartos quanto dos espaços de escritório, gerando um senso de conexão com o mundo natural que muitas vezes falta em ambientes urbanos. Ao priorizar a incorporação desses recursos esteticamente agradáveis e funcionais, buscamos criar um espaço de estar que não apenas seja visualmente deslumbrante, mas também propício a uma sensação de tranquilidade e bem-estar.
Materiais locais como tijolo e concreto são predominantemente usados na construção. A natureza influenciou a materialidade da residência. As árvores, a luz solar e o ar contribuem para criar uma experiência positiva sem esforço, com uma composição arquitetônica e volumétrica impecável. Superando as normas convencionais, os quartos foram projetados de forma espaçosa com um terraço. Os espaços internos também são pensados de forma a incorporar os terraços abertos. Esforçamo-nos em trazer a simplicidade da articulação e riqueza de espírito e buscamos um espaço que incorporasse emoções e sentimentos humanos ao invés de ser um volume erguido com materiais de construção. O paradigma da união e pertencimento foi, portanto, estabelecido neste projeto.