Descrição enviada pela equipe de projeto. Amaka é um projeto do Condo Hotel localizado na cidade de Tulum, México. Cidade rodeada de natureza, belas praias e uma importante história arqueológica da cultura maia. Com uma área construída de 1.722,44 m2, o Amaka é um projeto composto por 18 condomínios privados num edifício rodeado por áreas abertas que proporcionam iluminação e ventilação natural, o que reduz a utilização de sistemas elétricos.
O projeto começou respeitando a maior quantidade de vegetação existente possível, que ao mesmo tempo funcionou como barreira frontal para o projeto. A rede como elemento de descanso e relaxamento desempenha um papel importante no conceito do projeto, por isso, o usuário é recebido na entrada por elementos de iluminação que representam uma rede, da mesma forma que um conjunto de redes é encontrado em diferentes pontos do projeto para diversão do usuário.
Todos os condomínios possuem área externa privativa que oferece vista para a selva tropical, a qual circunda o empreendimento, e para a vegetação preservada nas áreas comuns. A Amaka administra seus condomínios com a opção “lock off” permitindo que uma área seja totalmente independente para criar outro apartamento. O projeto apresenta privacidade espacial, mas ao mesmo tempo dispõe de áreas para convivência quando desejado.
Com uma análise geográfica da região e do seu clima, determina-se a utilização de pedra da região, revestimento de chukum e madeiras nobres além da construção em terra no seu acabamento natural, predominando assim os materiais típicos da região com suas texturas e cores.
A importância da utilização de materiais locais proporciona ótimos resultados, como resistência ao meio ambiente, baixa manutenção e estética uniforme ao ambiente do local. Esta arquitetura garante que, com o apoio de materiais locais, o projeto se adapte perfeitamente ao contexto da região e aos seus recursos naturais.