Arquitetura
Casa BAAN O+O / Junsekino Architect and Design

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. BAAN O+O é uma pequena casa de férias familiar, localizada em Nakhon Ratchasima, aninhada na exuberante paisagem natural de Khao Yai, o terceiro maior parque nacional da Tailândia. O local é caracterizado por seu terreno inclinado e, em vez de alterar significativamente a paisagem ou adicionar excesso de aterro, o arquiteto optou por uma abordagem que respeita a topografia original. O volume é elevado acima do solo, criando a impressão visual de uma casa que “flutua” graciosamente sobre a terra.

Inspirado pelo conceito de criar uma casa que parece se estender de um penhasco e se abre completamente para vistas naturais desobstruídas, o volume foi criado a partir de uma fundação mínima. O arquiteto posicionou as principais áreas utilizáveis da casa para se estenderem para fora de uma pequena base, minimizando assim o impacto no terreno.


Abaixo da edificação, que não exigiu aterro ou alteração do terreno, surge uma interpretação contemporânea do tradicional “tai thun” tailandês — um espaço aberto sob o piso. Esta área funciona como um espaço de estar ao ar livre, ideal para relaxamento ou atividades ao ar livre. Além disso, melhora a ventilação passiva, permitindo a circulação de ar que ajuda a resfriar a casa.




O uso de uma estrutura de aço é um componente chave dessa abordagem arquitetônica. A estrutura de aço parece fina e leve, mas é forte o suficiente para sustentar as seções projetadas, fazendo com que a casa pareça flutuar no ar. Isso cria uma imagem simples, mas impressionante, combinando estética com engenharia. A maioria dos materiais utilizados enfatiza a transparência e a leveza, como grandes paredes de vidro que abrem completamente as vistas para o exterior, criando uma conexão perfeita entre o interior e a natureza circundante. Isso permite que os moradores experimentem a beleza da natureza desde todos os cantos da casa.

Os arquitetos projetaram a casa como uma simples caixa retangular, o que torna a disposição simples e eficiente. O centro é aberto como um pátio ao ar livre, servindo como um elemento-chave para trazer luz natural e a atmosfera circundante para os espaços interiores. O layout permite a circulação ao redor de toda a casa, com os quartos dispostos de forma que cada um tenha paredes de vidro em dois lados — um voltado para o pátio e o outro se abrindo para a paisagem natural circundante. Essa disposição promove a circulação de ar pelos cômodos, ajudando a reduzir o calor interno e a diminuir o consumo de energia para resfriamento.


Baan O+O representa uma integração perfeita entre arquitetura e natureza, alcançada através do uso de técnicas de construção leve, implantação consciente no local e espaços interiores que abraçam completamente a luz, o ar e a vista. Esta é uma abordagem contemporânea ao design residencial que é não apenas visualmente atraente, mas também fundamentada na responsabilidade e na sustentabilidade a longo prazo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


