Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Castanheiras, concebida em 2021, surge com a missão de proporcionar um espaço acolhedor e prático, perfeitamente integrado à natureza, ideal para celebrar momentos especiais com familiares e amigos. Localizada em Nova Lima, Minas Gerais, a residência oferece à família a tranquilidade desejada, mantendo-se ao mesmo tempo próxima ao centro da capital mineira. A implantação da casa foi desafiadora, tendo que atender a duas importantes restrições legais. A primeira, a área de servidão determinada pela presença de uma linha de alta tensão da Cemig, restando apenas 27 metros de terreno disponível desde o passeio até o início da faixa. A segunda, a obrigação de preservar a mancha de árvores, previamente aprovada pela Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais, que ocupava o terreno.
Visando acessibilidade para todas as etapas da vida da família, a casa foi projetada para funcionar em apenas um pavimento. A planta possui uma organização clara, delimitada por uma imponente empena que separa as áreas sociais e resguarda as áreas íntimas. A extensa parede integra os ambientes de forma linear, desde a entrada da porta principal, passando pela sala de estar e finalizando na varanda. A mesma foi revestida por painéis de placa cimentícia com detalhes pigmentados. A escolha do material reforça a combinação harmônica entre concreto e madeira que permeia os ambientes da casa. Os dois setores da residência se diferenciam também pelas águas do telhado, com inclinações em planos distintos que criam diferentes alturas para os ambientes.
No setor de quartos uma inclinação mais suave proporciona um espaço mais intimista. Já o telhado da área social com apenas uma água, na porta de entrada principal inicia em altura mais baixa (2,9m) e gradualmente se eleva em direção ao fundo do terreno, finalizando na varanda (4,4m) e emoldurando a vista para a mata preservada dos fundos do terreno. Essa distribuição proporcionou os espaços com pé-direito mais generoso nas áreas de convivência. A madeira desempenha um papel fundamental no projeto, buscando agilidade na fase de construção o material passou a ser o protagonista nessa casa, aparecendo como elemento pré-fabricado principal e sendo utilizada na estrutura do pavimento térreo, nos fechamentos externos das áreas secas e em vigas na cobertura, marcando o ritmo dos vãos. A madeira além de trazer agilidade, proporciona aconchego aos ambientes e é um excelente isolante térmico, responsável por manter a casa na temperatura ideal ao longo de todo o ano.
A construção mescla concreto armado com a estrutura pré-fabricada de madeira. Apenas as áreas molhadas e a torre da caixa d’água foram construídas em concreto armado com vedação de alvenaria de blocos o que trouxe celeridade na construção aliado ao desejo de minimizar resíduos de obra. Também visando agilidade a laje de piso foi executada com sistema pré-moldados de concreto armado com preenchimento de placas de isopor. Situada no Ouro Velho Mansões, em Nova Lima, um dos condomínios mais tradicionais da cidade, a Casa Castanheiras beneficia-se da proximidade com a Mata do Jambreiro, garantindo uma convivência harmoniosa com a rica fauna e flora dos biomas de cerrado e mata atlântica. Com 912 hectares de vegetação preservada a apenas 30 minutos do centro de Belo Horizonte, o condomínio oferece o equilíbrio perfeito entre o conforto urbano e a tranquilidade da natureza.