Arquitetura
Casa CM / Lateral arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2023

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está situada em um terreno de 20 m x 35 m em um bairro residencial de baixa densidade e grandes áreas verdes, na Argentina. Em busca de maior intimidade familiar, a proposta assume um caráter claramente introspectivo, voltando-se ao verde interno por meio de amplas transparências.


O programa é distribuído em dois “L” sobrepostos, priorizando as melhores vistas e orientações, e é complementado por uma churrasqueira no fundo do terreno. Uma sucessão de pátios, de diferentes características, organiza as funções. Na entrada, uma primeira área aberta opera como filtro para a rua. No centro da casa, outro pátio separa as áreas íntimas das sociais. Para trás, um último pátio de maiores dimensões, amplo e verde, isola a casa da churrasqueira.

A residência é afastada dos limites laterais, permitindo que o verde do exterior a envolva e dilate os espaços internos. Os ambientes são organizados em torno de um hall distribuidor de pé-direito duplo, em continuidade com o pátio central e coroado com uma grande claraboia sobre a escada, que articula horizontal e verticalmente os dois andares.

No térreo, voltado para a frente, há um espaço polivalente (escritório, quarto de hóspedes) com o banheiro social. Para trás, encontra-se a cozinha semi-integrada, a sala de jantar e a sala de estar, formando um bloco permeável no sentido norte-sul. Para o norte, o volume é resolvido com uma abertura alta que, por meio de um móvel baixo de concreto e madeira, se torna independente visualmente da garagem dupla; e para o sul, protegido por um beiral, se abre completamente para o pátio.

No andar superior, sobre a fachada, localizam-se três quartos e dois banheiros. Nos fundos, situa-se a lavanderia com uma ampliação exclusiva, além de uma sala íntima conectada diretamente ao terraço que, por meio de uma escada externa, liga-se ao pátio, completando o circuito de percursos entre os espaços internos e externos.

O escalonamento volumétrico no sentido longitudinal contempla uma adequada insolação, permitindo que a luz do norte possa entrar em todos os espaços no inverno. A expressão tectônica é definida por materiais honestos e nobres, especialmente pensados para um bom envelhecimento e durabilidade das condições materiais do volume: concreto e tijolo à vista nas paredes e coberturas, e pedras naturais nos pisos interiores e exteriores.

O interior, com paredes brancas e madeira polida, busca espaços limpos, claros e ao mesmo tempo quentes e acolhedores. A plasticidade de todos eles se manifesta com uma delicada naturalidade na obra, dotando-a de caráter, síntese e identidade.

Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


