Arquitetura
Casa Cometa / bardo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
63 m²
Ano:
2024


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de renovação em Madri apresentou um desafio fora do comum. A construção original, mal planejada, havia comprometido seriamente a estrutura do telhado, que estava à beira do colapso. Propusemos a adição de um segundo andar, solução que não apenas corrigiu os problemas estruturais, mas também criou um novo e funcional espaço habitável.

O maior desafio foi projetar um telhado que pudesse funcionar como uma grande treliça habitável. Ele precisava ser leve, para não sobrecarregar a estrutura, mas também forte. Juntamente com nosso engenheiro estrutural, Manuel Ocaña, chegamos a uma solução altamente precisa: uma estrutura tubular leve com pontos de ancoragem distribuídos por toda a superfície. Ao “atomizar” os suportes, evitamos concentrações de estresse e ganhamos rigidez, como se estivéssemos costurando o telhado.


O resultado foi uma estrutura que é ao mesmo tempo sólida e leve, enquanto também adiciona um novo espaço para descansar ou relaxar, sem comprometer a estabilidade da casa. A estrutura evocou uma sensação de leveza, como uma pipa flutuando no ar. Essa imagem inspirou o nome, os materiais, as cores… Foi assim que nasceu a Casa Cometa. A ideia de leveza guiou todas as escolhas.



No andar superior, usamos azuis celestes e tons cremes para realçar a sensação de leveza. No andar inferior, tons mais profundos e pesados—azuis escuros, madeira, terracota—ancoraram visualmente o espaço. No meio, introduzimos materiais frescos e reflexivos como espelhos, tijolos de vidro e aço para amplificar a luz e acentuar a sensação de uma casa que flutua.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


