Arquitetura
Casa da Maçã / Okra Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
150 m²
Ano:
2024
Fabricantes: DASK Timber, HG Matthews, Hemp Block, Jones Neville, Merchant & Found, Tilly

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada pela Okra, a Casa da Maçã, em Hertfordshire, é um centro de educação e bem-estar inserido em uma biblioteca de plantas criada pelo escritório de paisagismo Tom Stuart Smith Studio.


O edifício combina um inovador pórtico estrutural em madeira lamelada colada (glulam), desenvolvido pela Structure Workshop, com materiais e técnicas locais. Grandes aberturas conectam os espaços multifuncionais à paisagem em diversos eixos, enquadrando o bosque ao sul, a horta a leste e uma ampla biblioteca de plantas a oeste.

Um programa contínuo de educação e atividades comunitárias promove a participação profissional e pública em horticultura e gestão ambiental, envolvendo escolas locais, grupos juvenis, instituições ligadas à saúde mental, moradores e profissionais do design.


Por estar localizado na Metropolitan Green Belt, o terreno era rigidamente limitado sob o ponto de vista urbanístico. A colaboração com a comunidade local foi fundamental para demonstrar a necessidade do projeto e comprovar as “Circunstâncias Muito Especiais” exigidas para flexibilizar a política vigente e obter aprovação de planejamento. Uma parceria pré-existente com a instituição Sunnyside Rural Trust também facilitou o processo; hoje, a entidade mantém presença permanente no local, oferecendo formação e trabalho em horticultura para adultos com autismo.

A Okra adotou uma abordagem radical de sustentabilidade material: a estrutura pré-fabricada em glulam de abeto cria um grande volume aberto com generosas aberturas, enquanto pisos artesanais de argila crua local, paredes de hempcrete com reboco de cal e ripas de carvalho fendido constroem uma atmosfera acolhedora e serena.

Em colaboração com o especialista em materiais naturais Will Stanwix, a Okra explorou o uso de blocos de argila crua “strock”, tradicionalmente usados em alvenaria e produzidos pelo fabricante local HG Mathews. O escritório criou um piso de terra de baixo custo cortando os tijolos ao meio e selando-os com um óleo de linhaça pigmentado desenvolvido especialmente para o projeto, preservando os tons quentes e naturais da argila.


O revestimento externo em carvalho fendido foi considerado uma solução engenhosa, de baixo carbono e com forte apelo estético. Carvalhos superpovoados num raio de 500 m foram derrubados e cortados manualmente, em comprimentos que permitiram o processamento totalmente artesanal. A superfície ondulada e irregular do revestimento confere dinamismo visual e acabou se tornando um habitat atrativo para a fauna local, incluindo o morcego barbastelle — uma das espécies mais raras e ameaçadas do Reino Unido.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


