Arquitetura
Casa de Trás pra Frente / Ian Moore Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente uma das quatro casas geminadas idênticas construídas em arenito em 1863, a residência era acessada por um longo jardim frontal a partir da Victoria Street. Em 1980, a metade frontal do terreno foi desmembrada, e uma nova edificação foi construída na frente voltada para a Victoria Street, restando apenas um pequeno trecho do jardim original, que passou a funcionar como pátio nos fundos. A entrada principal foi, então, transferida para a rua dos fundos. Em uma etapa posterior, foi adicionada uma edícula em alvenaria de dois pavimentos, onde foram instalados a cozinha e um banheiro.

A proposta era criar uma entrada mais apropriada para a casa, abrir os espaços de convivência para o pátio nos fundos, ampliar o sótão existente e adicionar um banheiro extra para atender esse novo pavimento. Localizada em uma Área de Conservação do Patrimônio, a residência exigia aprovação do Conselho local, que solicitou a preservação da edícula posterior — já com mais de 100 anos — e exigiu que todas as novas intervenções fossem claramente distintas da construção original.





As novas adições se manifestam como uma torre de três pavimentos revestida em aço, com caixilhos metálicos e proteções solares. O arenito original foi preservado, assim como as esquadrias e portas de madeira. No centro da intervenção contemporânea, uma escada em aço e madeira sob um grande domus permite a entrada profunda de luz natural em um interior antes escuro e fechado.



Uma ligação envidraçada de três pavimentos separa a nova torre de aço da construção original. A conexão entre antigo e novo se dá por meio de aberturas já existentes, com o arenito original mantido exposto e emoldurado como portais internos.




O piso original da casa foi substituído por tábuas de carvalho, enquanto os banheiros, a cozinha e os pátios receberam grandes placas de pedra Travertino cinza — mais uma vez utilizando os materiais para marcar a diferença entre o novo e o antigo. Um dos acréscimos mais notáveis é o portal de aço com 5,2 metros de altura voltado para a viela dos fundos, com um portão de acesso na parte inferior e uma tela de privacidade na parte superior.


A casa não possui ar-condicionado e aposta na ventilação cruzada natural, ventiladores de teto, sombreamento em todas as aberturas, cobertura e paredes com isolamento térmico reforçado, aquecimento solar de água, iluminação LED, eletrodomésticos totalmente elétricos e aquecimento elétrico por piso radiante.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


