Arquitetura
Casa Dominga / nicolas&nicolas | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
450 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dominga está situada em um terreno de 1000m2, típico do desenvolvimento imobiliário atual na zona de Puembo, nos arredores de Quito. Este lugar, que há aproximadamente 20 anos ainda não sofria da saturação atual, era conhecido por sua natureza suburbana, muros de taipa e artesãos que fabricavam tijolos de argila cozidos em fornos artesanais, elementos que pouco a pouco têm desaparecido devido ao crescimento urbano. Um contexto que, sob uma perspectiva histórica, tem muito a recordar.

O requerimento do cliente foi criar uma residência com 3 quartos e todos os espaços complementares necessários para seu bom funcionamento. Nada fora do comum. As particularidades do projeto arquitetônico foram, por um lado, explorar o design a partir de uma visão de território e dar valor a tudo que está em um processo de extinção; e, por outro, entender o projeto a partir da intimidade dos futuros habitantes da casa e a história de suas vidas.


Dominga foi projetada para ser o refúgio de uma família recém-formada e com um terceiro integrante a caminho. No entanto, a avó materna, a mãe e outros membros da família participaram do processo em diferentes etapas, fazendo deste um projeto com uma memória familiar importante.


Esta casa é, acima de tudo, uma exploração de sistemas construtivos tradicionais que se contrapõem aos contemporâneos. Uma busca pelo atual olhando para o passado, criando um paralelismo com a história de seus proprietários. Sua composição espacial e volumétrica também está cheia de contrastes. Volumes cegos e altos de argila se assemelham à nossa arquitetura andina tradicional e aos fornos de tijolos que estão desaparecendo no contexto imediato e são tão representativos da região, enquanto um anel perimetral que abraça todo o interior e a paisagem, é uma estrutura ultraleve em balanço, fabricada com sistemas contemporâneos de construção, muito típica da atualidade.

É justamente a composição volumétrica que se torna uma alegoria da formação de uma nova família e seu novo lar. O anel que gira ao redor de toda a casa e aglutina os diferentes espaços internos representa a união. É um elemento suave de cor branca que proporciona proteção visual e solar aos espaços internos e seus ocupantes. Os volumes do segundo nível, construídos com uma estrutura de aço leve, mas com um revestimento sólido de tijolos de argila e telhas artesanais representam, por outro lado, os integrantes da família e sua unicidade.


A materialidade é simples, pisos de concreto polido, estrutura de concreto no térreo e aço no segundo andar. Além disso, muros de tijolos artesanais e telhas recicladas obtidas dos artesãos locais que dispunham de pequenos lotes de material não vendido.



A casa Dominga é uma homenagem à memória familiar e do lugar. Em um momento histórico em que a cultura contemporânea gira em torno de ideias globalizadas, nos faz bem voltar ao essencial.

Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


