Arquitetura
Casa Duas Marias I / Canoa Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
570 m²
Ano:
2023
Fabricantes: A Mansão Marcenaria, Bonaluce Campinas , CF Home Design, Cerâmica Atlas, Cerâmicas Portobello, Cinex, Construflama, Cremme, Deca, Fernando Jaeger Atelier, Firmato, GP Life Decor, Indusparquet, Mekal, R&M artefatos de concreto, Tecnogran, kitchens

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Duas Marias I está localizada em Jaguariúna, no interior de São Paulo. Foi implantada em um terreno de aproximadamente 6.000 m², que já contava com árvores de grande porte, especialmente na sua porção inferior.


Pensada para uso nos finais de semana, a casa aproveita a leve declividade do terreno para oferecer vistas privilegiadas, além de garantir boa insolação e ventilação aos ambientes.

Um elemento fundamental do projeto é a implantação de um jardim central, que acompanha o relevo do terreno. Com circulações ao longo de todo o perímetro, esse jardim participa ativamente da dinâmica da casa.

Ao redor dele, as áreas de uso comum estão na cota de acesso, distribuídas em nível único, promovendo o convívio e a integração. Os espaços de uso íntimo, por sua vez, ficam no nível inferior, resguardados da movimentação e do barulho. Esses ambientes se abrem tanto para o jardim central — onde um corredor avarandado controla a incidência solar do norte — quanto para os fundos do terreno e um pequeno bosque existente.


A construção emprega técnicas distintas. Dois blocos de estrutura convencional de concreto armado, dispostos paralelamente às curvas de nível, estão bem assentados no terreno, minimizando movimentações de terra. Enquanto isso, o bloco superior abriga as áreas de lazer, serviço e garagem, e o inferior contém os dormitórios, a sala de TV/escritório, além de uma laje-jardim no terraço.

A implantação em diferentes níveis, além de responder à distribuição do programa, permite que os espaços da churrasqueira, sauna e piscina — onde a família passa a maior parte do tempo — tenham as melhores vistas voltadas para os fundos do terreno.

Para esses blocos, adotou-se pilares, vigas de concreto armado e lajes painel pré-moldadas, todos aparentes, dentro de uma modulação de 5 metros de vão. Os fechamentos em alvenaria e reboco completam a proposta de uma construção simples, de custos controlados e acabamentos despojados.

Como contraponto à materialidade predominante, um pavilhão de estrutura metálica de linhas esbeltas conecta os blocos, estendendo-se na direção da declividade do terreno. Nesse espaço, encontram-se a cozinha — próxima às áreas de serviço e lazer — e uma sala de estar e jantar, que oferece a melhor vista junto à copa das árvores e se abre para uma laje-jardim sobre o bloco dos quartos.

A piscina, de caráter monolítico, se estende pela face leste do conjunto, definindo o vazio central. Construída em concreto armado, ela aflora do terreno e apoia uma passarela de ligação entre a laje-jardim e a sauna, formando um anel de circulação no nível térreo. Essa disposição proporciona maior fluidez nos percursos internos e reforça a integração dos espaços.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Las Margaritas / Trópico Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na intervenção em uma casa tradicional antioquenha, localizada no sudoeste do estado colombiano, em um território montanhoso e de clima quente.

Arquitetura
Jardim de Infância Kinder Rain / AACM – Atelier Architettura Chinello Morandi

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim de infância primordial, moldado pelo espírito do lugar e pelas emoções da criança. Um espaço simultaneamente protegido e onírico, seguro e aberto às maravilhas. Uma pequena aldeia: um conjunto abstrato de volumes piramidais articulados por pátios abertos. Uma escola vermelha, quente e acolhedora, que se eleva entre as árvores, aninhada no verde.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


