Arquitetura
Casa em Birre / ARX Portugal Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa reflete as condições muito particulares do seu programa, tanto em termos de usos como da área de construção solicitada. Embora os proprietários da casa estabeleçam uma subdivisão funcional clara em duas metades autónomas – ala residencial/ala de hóspedes –, a área que pretendem construir é muito menor do que a permitida para este lote.

Resumidamente, pode-se dizer que é uma casa fragmentada, um tanto rarefeita, situada no centro de um jardim. Dado o pequeno tamanho do lote, esse jardim se reduz ao perímetro ao redor do volume construído, retomando ocasionalmente sua presença nos sucessivos pátios de pedra escavados no volume da casa.

Nesse processo de rarefação, o “mundo” interior da casa é descoberto. Ele se manifesta através de um projeto em que está presente a ideia de erosão parcial do que poderia ser o volume máximo de construção permitido, através da introdução de uma sequência de pátios, redução parcial do piso superior, devido à separação quase total do piso térreo em duas metades (proprietários/hóspedes), unidas apenas por um corredor quase completamente desmaterializado.


Os pátios da casa, que, embora vazios, dividem o volume construído em duas metades, incorporam diferentes atmosferas e noções na casa: 1 – pátio da água; 2 – pátio do tempo; 3 – pátio da matéria.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


