Arquitetura
Casa em El Dragón / Cristian Nanzer

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está situada no Vale de Punilla, na Província de Córdoba, Argentina, nas proximidades do Cerro El Dragón, entre as localidades de La Falda e Huerta Grande. O entorno apresenta uma paisagem de colinas e serras com amplas vistas para o vale, característico da região semiárida cordobesa. O terreno, de topografia abrupta, abrange toda a encosta que separa o Vale de Punilla das Sierras Chicas. Em um platô elevado, próximo ao caminho de acesso e no ponto mais alto do lote, a casa se desenvolve em dois andares com uma disposição linear e uma abertura franca para o noroeste.

O térreo, concebido como embasamento, é materializado com paredes de concreto ciclópico que abrigam os dormitórios para hóspedes, um ateliê de artesanato, áreas de serviço e a entrada da garagem, junto a um setor de expansão exterior. O andar superior é resolvido com uma estrutura independente de concreto aparente, organizada por uma matriz dimensional de pórticos de 6 metros de vão e beirais perimetrais. A modulação varia conforme o programa: 6 metros na área social e 3 metros na zona íntima. Ambas as áreas, claramente diferenciadas, são separadas por um amplo hall de acesso que, desde a entrada, oferece uma vista panorâmica para o sul.


A casa expõe deliberadamente seu mecanismo estrutural: aqui, a estrutura é a arquitetura. O embasamento pétreo formado pelas paredes ciclópicas, alinhado à geometria modular que organiza todo o projeto, sustenta o volume superior que se projeta em direção ao perímetro, formando galerias em todas as suas frentes, exceto ao sul. Neste volume, também em balanço, organiza-se a circulação longitudinal interna, protegida por um painel suspenso entre pórticos. Esse elemento é interrompido nas três grandes caixas de concreto, que emolduram vistas cuidadosamente escolhidas. A circulação é iluminada zenitalmente, permitindo que a luz natural se infiltre e qualifique os ambientes voltados para o sul.


Conceito: A habitação estabelece um diálogo permanente entre a paisagem circundante e sua própria expressão material. A escolha, deliberadamente restrita, de dois únicos materiais — a pedra natural e o concreto, “pedra artificial” — unifica todos os elementos construtivos e enfatiza a tensão entre a força da gravidade e a leveza que a luz introduz. Esta luz, às vezes com aparência sólida, evoca a atmosfera e a geografia dessas latitudes.



Concebida como um cenário inacabado, flexível e dinâmico, a casa assume sua condição de obra aberta: incompleta no sentido mais fértil do termo, sujeita à apropriação subjetiva de seus habitantes, aspirando se tornar uma extensão íntima do entorno que a contém.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


