Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para reconstruir uma casa antiga na cidade de Muko, na província de Quioto. Ao redor do local, há terras agrícolas e florestas de bambu. Desde os tempos antigos, a área é delimitada por muros de pedra e possui várias habitações rurais, cada uma com uma casa principal e várias outras construções formando um único conjunto habitacional. Nos últimos anos, devido à rápida urbanização no centro de Quioto, muitas dessas casas rurais foram demolidas. O terreno foi então dividido em um mosaico de residências históricas e novas construções, desconsiderando a história da província.
Ao planejar uma nova residência nesse local, percebemos que o desafio era combinar o modo de vida histórico e o modo de vida moderno. Queríamos criar uma nova forma de viver que equilibrasse essas duas perspectivas.
Existem dois elementos específicos que caracterizam a casa tradicional em estilo rural. O primeiro é uma área de convivência ampla, que inclui um espaço aberto e campos para o trabalho agrícola. O segundo é um conjunto de edificações organizadas hierarquicamente ao redor da casa principal. Esses dois elementos estão profundamente enraizados na vida local e na história da região.
Por outro lado, na vida residencial moderna, pareceu natural eliminar a hierarquia centrada na casa principal das habitações rurais e transformá-la em uma série de espaços de convivência neutros e flexíveis.
Isso resultou em um formato onde pequenos grupos de casas, que definem a residência, não estão hierarquicamente conectados como no estilo antigo. Em vez disso, eles se fundem continuamente, formando um amplo espaço de convivência. Pode ser descrito como um pátio japonês inspirado em assentamentos agrícolas.
Ao combinar a forma única de viver nesta região com a história das vilas centradas na agricultura antiga e o estilo de vida moderno, esta residência contemporânea se integra à tradição local e busca expandir o espaço habitável em reconhecimento à cidade.