Arquitetura
Casa em Trancoso honra a tradição baiana em meio à natureza

Refúgio em Trancoso, esta casa de praia nasce do projeto arquitetônico de sua própria dona, Beatriz Henriques. A arquiteta mineira desenhou a morada para receber família e amigos, além de ter um espaço para trabalhar cercada pela natureza – sempre com a cultura local em mente.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
A integração entre áreas internas e externas é um dos pilares da proposta arquitetônica
Oka Fotografia
A planta em “L” organiza a residência de forma fluida: de um lado, o bloco social, com sala de estar e portas que se recolhem, transformando as áreas de convívio em varandas que emolduram a piscina; do outro, as suítes, unidas sob a cobertura de biribinhas. “Ao atravessar as grandes portas pivotantes de madeira, as pedras também sobem as paredes, em uma espécie de simbiose entre o rústico e o moderno”, descreve Beatriz. No hall de entrada, o pergolado de bambu convida a luz natural, enquanto jardins garantem privacidade sem bloquear a luminosidade.
+ Casa sustentável com madeiras raras é desmontada em Minas Gerais e reconstruída na Bahia
Pendentes de fibras naturais integram o projeto luminotécnico à arquitetura
Oka Fotografia
A materialidade combina eucalipto roliço, pedras naturais e janelas ripadas, em diálogo com a arquitetura vernacular do sul da Bahia
Oka Fotografia
Mobiliários desenhados por Beatriz Henriques e executados por marceneiros locais reforçam o caráter autoral do projeto
Oka Fotografia
Portas que se recolhem integram sala e varandas, ampliando a sensação de continuidade entre interior e exterior
Oka Fotografia
Pedras naturais vestem algumas paredes, como na varanda
Oka Fotografia
Jardins estratégicos garantem privacidade sem comprometer a luminosidade dos ambientes
Oka Fotografia
A escolha de materiais reflete o compromisso com a estética local e a sustentabilidade. Madeira de eucalipto roliço, pedras naturais, janelas ripadas e telhado montado com taubilhas são elementos típicos das moradas do sul da Bahia, aqui traduzidos em uma linguagem contemporânea. O living esbanja claridade e amplitude, com o telhado de eucalipto roliço sobre os mobiliários locais – todos desenhados por Beatriz e executados por marceneiros da região.
+ Na Bahia, casa de 498 m² foi construída ao redor de um cipó
As suítes se alinham sob a cobertura de biribinhas
Oka Fotografia
Aberturas generosas favorecem a ventilação cruzada e levam luz natural aos quartos e banheiros, mantendo o conforto térmico
Oka Fotografia
Nos dormitórios, estantes de madeira sob medida e a camas com dossel criam uma atmosfera acolhedora, em sintonia com a paisagem de Trancoso
Oka Fotografia
Há uma unidade visual entre os quartos, todos permeados por materialidades naturais
Oka Fotografia
Os interiores se abrem para o verde
Oka Fotografia
Madeira aparente, fibras naturais e mobiliário local definem a linguagem dos dormitórios
Oka Fotografia
O projeto foi concebido a partir do estudo da direção dos ventos e da incidência solar, garantindo conforto térmico por meio de ventilação cruzada e iluminação natural, e painéis fotovoltaicos completam as soluções sustentáveis. Na iluminação artificial, pendentes de fibras naturais se integram à arquitetura, junto à iluminação indireta em todos os ambientes. “Uma dobradinha tão harmoniosa quanto queijo e goiabada”, brinca a arquiteta mineira apaixonada pelo sul da Bahia.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


