Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um dos poucos bairros unicamente residenciais de Porto Alegre, a Casa Flor, projetada pelo escritório Stemmer Rodrigues, foi implantada em um terreno com forte declive, situado frente à uma praça de grande valor afetivo para os clientes, um jovem casal de professores universitários com dois filhos, antigos moradores da região. A família participou da rearborização da praça, por isso, um de seus principais desejos ao comprar o terreno foi que a casa tivesse o melhor aproveitamento possível da vista, porém garantindo a privacidade em relação à rua.
Isso foi possível a partir de grandes aberturas de vidro que compõem toda a fachada da casa. A solução também garantiu que os três pavimentos recebam iluminação natural e ventilação cruzada em todos os cômodos, minimizando o consumo de energia e maior sustentabilidade. No térreo, a interligação visual com a praça foi garantida por meio da transparência do abrigo de carros. Neste mesmo pavimento, também estão situados o hall de entrada, a lavanderia e um mezanino lateral, que abriga a biblioteca do casal – composta por um grande volume de livros, dispostos na altura da vista, pedido especial dos clientes.
Do lado da biblioteca, uma rede flexível de corda náutica paira sobre o living, criando um ambiente inovador e confortável para leitura e descanso no coração da casa. O pavimento inferior foi destinado ao living, que ganha um amplo pé-direito duplo, e é integrado à cozinha e à área de convivência, ambientes ligados ao pátio e à piscina ao fundo do lote. Já as três suítes e o estar íntimo, ficam no pavimento superior. Com tons neutros, a materialidade da casa é resumida por concreto, aço e madeira torna a ampla vista da paisagem uma obra de arte especial no projeto.