Arquitetura
Casa Geminada Hofbode II / Marge architecten

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
200 m²
Ano:
2023
Fabricantes: EQUITONE, Forbo, Investwood, KERROCK, RENSON, Velux

Descrição enviada pela equipe de projeto. A renovação e ampliação de uma casa geminada que alinha a vida cotidiana com o ritmo do sol. O cartão postal histórico diz Villa Les Roses. Quase um romance de Willem Elsschot.


A vila em si mudou pouco. Os arredores verdejantes permanecem. A casa também. Apenas a varanda do primeiro andar desapareceu. Um novo cômodo foi construído em seu lugar. Na verdade, não ficou nada mal. Foi feito um esforço para respeitar a fachada original.

Não é exatamente uma rosa murcha, mas ainda precisa de cuidados. Como sempre, a casa precisa se tornar maior e mais sustentável. O terreno oferece possibilidades: além da estrutura geminada, há bastante espaço, tanto em largura quanto em profundidade. O sol faz um arco gracioso pelos três lados abertos do edifício. A casa escuta… as árvores e o sol. Um novo volume não está escondido atrás dela, mas colocado ao lado.

Uma extensão lateral, então. Não apenas perpendicular, mas proposital. O telhado inclina-se deliberadamente: alto no lado leste, baixo no lado oeste. Deixamos o sol entrar quando é bem-vindo, mantemo-lo fora quando não é. Da rua, o anexo parece menor do que realmente é. Seu telhado inclinado é plantado. Um telhado verde em diálogo com o jardim. Por baixo, madeira e revestimento verde. A calha tem algo de estranho: de um lado, é larga e inclinada, dando espaço para a água e a luz do sol; do outro, afunila até se tornar uma linha fina. Aparentemente, desaparece completamente, e o telhado verde estende-se até à borda. Mas o detalhe esconde-se na inclinação.

O telhado se estende além do volume que cobre, formando uma cobertura. Na sua extremidade, repousa sobre uma massa de tijolos: uma lareira monumental. O tipo de lareira que transforma o fogo de primitivo em sagrado.


A janela saliente de pé-direito duplo na frente é espelhada na parte de trás. Funcionava na época e continua funcionando hoje. No interior, a arquitetura baseada em cômodos da villa foi suavemente remodelada. Uma sensação de fluidez conecta os espaços, mas cada cômodo mantém sua identidade própria. Não é um salão de baile, mas um rosário. Porque é isso que esta casa tem feito há um século: criar lugares excepcionais, por meio de desvios e contraposições. Quartos alinhados com o solstício. Um relógio de sol para nos mostrar onde a luz e as sombras caem.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


