Arquitetura
Casa Gia Dinh / G+architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto / Local – O projeto está localizado em uma área residencial estabelecida há muito tempo que já serviu como o centro da Província de Gia Dinh, e agora é o Bairro de Gia Dinh, na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. A casa está situada em um terreno distinto com uma frente chanfrada ao longo do eixo da rua.

Programa / Necessidades do Cliente – As funções são diversas: um espaço independente para uma família, apartamentos para aluguel e áreas flexíveis que podem funcionar como escritórios compartilhados ou um café. A Casa Gia Dinh é concebida como um modelo compacto de co-living, proporcionando conforto aos proprietários enquanto gera renda por meio do aluguel de apartamentos e escritórios. Ao mesmo tempo, fomenta uma comunidade de residentes que compartilham interesses, instalações e espaços de trabalho comuns.



Estratégias de Design (principais movimentos e qualidades espaciais) – Os níveis do térreo e mezanino são mantidos abertos com mínimas divisões, criando uma transição contínua da rua para a casa. Portões e portas em malha de aço aumentam a transparência, borrando a linha entre a casa e a rua. O vazio atua como uma zona de transição entre o interior e o exterior, projetado como um espaço comunitário flexível que se torna o principal ponto de conexão para os residentes.


O núcleo do elevador é concebido como um elemento escultural, parecendo flutuar dentro do vazio enquanto também serve como um componente estrutural de suporte. Paredes que se estendem do poço do elevador geram nichos triangulares, que são utilizados para varandas, banheiros, cantos ajardinados ou vazios verticais.




Na parte posterior da casa, um jardim vertical voltado para o oeste fornece sombra enquanto trabalha em combinação com a escada e painéis com venezianas acima das aberturas das portas dos quartos, permitindo ventilação cruzada natural de trás para frente. Os halls de cada andar foram concebidos como espaços semi-públicos que favorecem a ventilação natural e a amplitude visual, ao mesmo tempo em que funcionam como uma extensão dos apartamentos, permitindo atividades como receber convidados, ler ou simplesmente desfrutar de um jardim intermediário.



Atmosfera / Conceito (o que significa, como é vivenciada) – A Casa Gia Dinh é uma vitrine de como abordamos e resolvemos os desafios de um terreno inclinado e irregular, enquanto continuamos nossa exploração sobre “viver e compartilhar em casas urbanas” através da lente do co-living. Ela dialoga com o contexto, a geometria do terreno e as diversas exigências do programa para criar um lar que equilibra funcionalidade, flexibilidade e estética – um lugar onde os residentes podem viver, compartilhar e se conectar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


