Arquitetura
Casa JK / João de Barro Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
434 m²
Ano:
2020
Fabricantes: EXCELÊNCIA ESQUADRIAS, GRAPHISOFT, ILUMINÉR ILUMINAÇÃO, LINDOMAR MÓVEIS, Lumion, Nova Vidros, Portobello, Romagnoli, Stella, Trimble Navigation

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em condomínio fechado no interior de Minas Gerais, esta residência é um exemplo de arquitetura contemporânea que busca a fusão entre o rústico e o minimalista. O projeto se destaca pela sua paleta de materiais nobres e naturais. A fachada e o living apresentam a madeira carbonizada com a técnica japonesa Shou Sugi Ban, que confere uma estética única e durabilidade ao material. A casa é revestida com ripas de concreto natural, enquanto o teto ripado de madeira cumaru se estende por todo o ambiente social e a sala de banho do casal, conferindo calor e sofisticação.


A grande área social é o coração da casa, onde a cozinha, sala de jantar e sala de estar se integram de forma harmoniosa. A ilha central na cozinha e a longa mesa de jantar de madeira criam espaços de convivência. Na sala de estar, o painel de Shou Sugi Ban e a parede de pedra natural adicionam textura e profundidade. A residência se abre para a área de lazer através de grandes painéis de vidro e um brise de madeira articulada na fachada, que foi propositalmente angulado para garantir a privacidade e o conforto térmico dos moradores.


A conexão entre os espaços é um ponto forte do projeto. O sistema de painéis e portas articuladas tipo “camarão” em alumínio, que separam o bloco dos dormitórios, cria uma transição fluida entre as áreas sociais e privativas. Os ambientes mais íntimos, como os quartos e o escritório, mantêm a mesma coerência estética, com paredes de pedra e madeira, e uma iluminação indireta que realça os detalhes. Os banheiros são verdadeiros refúgios de bem-estar, com banheiras de imersão e um design acolhedor que proporciona a experiência de um spa.


Em suma, a casa é um manifesto de design, onde cada detalhe foi pensado para criar uma experiência de moradia única. É um espaço que inspira tranquilidade, unindo o conforto da vida moderna com uma profunda conexão com o ambiente natural e a valorização de técnicas artesanais e sustentáveis.

Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


