Arquitetura
Casa Langma / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em uma encosta arborizada da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão no estado de São Paulo, a Casa Langma foi concebida para integrar-se organicamente ao relevo e ao contexto natural. O projeto parte de uma leitura apurada das condicionantes naturais do terreno, preservando sua topografia natural e a vegetação nativa, resultando em uma ocupação discreta com a paisagem.

A residência utiliza o woodframe como seu sistema estrutural principal. A escolha por esse método se deu por sua leveza, alto desempenho térmico e menor impacto ambiental, sendo características vantajosas em regiões de clima frio e alta umidade. Complementando a essa estrutura, a cobertura é composta por vigas de madeira lamelada colada (MLC), permitindo vãos generosos com elegância estrutural. A cobertura é finalizada com a manta TPO (Thermoplastic Polyolefin), solução técnica que, além de garantir conforto térmico, é fundamental para que o elemento de cobertura seja o mais sutil e leve possível.

Formalmente, a arquitetura da Casa Langma se apresenta em um volume puro com duas linhas horizontais alinhadas pela forte presença da madeira aparente no forro e no piso do deck em todo seu perímetro. Grandes planos de vidro estabelecem conexão direta entre os espaços internos e o entorno, criando uma vivência fluida entre o interior da casa e a natureza. Os beirais generosos contribuem para o sombreamento passivo e para a proteção das aberturas, reforçando a linguagem serrana contemporânea.



Internamente, a planta organiza-se a partir de um eixo longitudinal que distribui os ambientes de forma clara. A área social — sala, cozinha e jantar — é completamente integrada e se estende visual e fisicamente até uma ampla varanda frontal, funcionando como espaço de transição e contemplação. Os dois extremos íntimos contam com suítes voltadas para a paisagem principal, mas preservando a privacidade.

A Casa Langma representa uma síntese entre arquitetura contemporânea, eficiência construtiva e respeito ambiental. A madeira, protagonista técnica e estética do projeto, confere identidade e acolhimento, enquanto os sistemas construtivos empregados garantem racionalidade e desempenho. O resultado é uma residência que dialoga com o contexto natural e propõe uma ocupação leve e elegante no terreno.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


