Arquitetura
Casa Leon Anapoima / Alberto Burckhardt

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
600 m²
Ano:
2024
Fotografias :Ivan Ortiz Ponce, Esteban Guerrero

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um ambiente tropical de alta riqueza paisagística, este projeto residencial é concebido como uma arquitetura profundamente vinculada ao lugar, onde o clima, a topografia e a vegetação definem tanto a forma quanto a experiência espacial. Projetado pelo arquiteto Alberto Burckhard em associação com a arquiteta Carolina Echeverri, e com a colaboração do arquiteto Federico Rey, o projeto propõe uma maneira de habitar que dilui os limites entre interior e exterior, privilegiando a vida ao ar livre e a relação direta com a paisagem.

A casa se organiza a partir de uma sequência de pavilhões em dois níveis, conectados por terraços, pátios e percursos abertos. Esta disposição fragmentada permite uma implantação respeitosa no terreno inclinado, adaptando-se às suas inclinações e preservando a vegetação existente. Os espaços sociais se desenvolvem como áreas contínuas e flexíveis, protegidas por amplas coberturas que geram sombra e permitem uma ventilação cruzada constante, condição fundamental para o conforto térmico em um clima quente.

O projeto faz um uso intencional de sistemas construtivos leves e uma materialidade honesta, onde a estrutura metálica combina com madeira, pedra e superfícies contínuas em tons claros. Esses materiais não apenas dialogam com o ambiente natural, mas também proporcionam uma atmosfera serena e atemporal. Elementos como brises, beirais profundos e filtros verticais controlam a incidência solar e geram transições suaves entre os espaços interiores e exteriores.


A água, a brisa e a vegetação desempenham um papel central na experiência do projeto. A piscina e os espelhos d’água se integram ao percurso arquitetônico, refletindo a vegetação e reforçando a sensação de continuidade visual. Os espaços externos — terraços, áreas de estar e áreas sociais abertas — tornam-se extensões naturais da residência, pensadas para o descanso, a contemplação e a vida cotidiana.

Mais do que um objeto isolado, a casa é entendida como um sistema de espaços interconectados que respondem de maneira precisa ao contexto. O projeto reflete uma busca por uma arquitetura sóbria e sensível, onde cada decisão formal, construtiva e espacial está orientada a potencializar a relação com o lugar, o clima e o habitar contemporâneo no trópico.

Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


