Arquitetura
Casa M / IDIN Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa M é uma residência privada construída no antigo jardim frontal da casa anterior da cliente, onde ela morava com a mãe. No local, existem diversas árvores grandes plantadas há muito tempo pelo pai da cliente para a mãe, o que motivou o desejo da cliente de preservá-las como lembranças. Isso acabou resultando em uma área construída ainda mais reduzida. O arquiteto iniciou o projeto a partir dos espaços remanescentes entre as árvores, utilizando esses “espaços negativos” para formar a casa, com a intenção de transformar cada árvore existente em um ponto de vista para as diferentes funções da residência. O resultado é uma planta única, onde a arquitetura se curva e desvia das árvores para criar vistas específicas em cada ambiente.

A nova casa está conectada à antiga por um terraço, que se liga ao primeiro andar, onde se localizam a sala de estar, a sala de jantar, a despensa e um lavabo. O segundo andar abriga o quarto principal, o quarto de hóspedes e o escritório doméstico, todos conectados ao hall central da escada para minimizar a área de circulação. Cada função foi posicionada nos cantos entre as árvores, enquanto o espaço central foi deixado em pé-direito duplo na sala principal, criando uma conexão visual entre o primeiro e o segundo andar.

Outro requisito importante da cliente era que a casa fosse privada e discreta em relação ao exterior. Por isso, o arquiteto manteve a estrutura de entrada do antigo estacionamento para bloquear a vista da rua principal e definiu a altura do edifício em nível com as árvores existentes, escondendo toda a casa atrás do dossel das copas.


Como a área disponível para construção é bastante limitada, a piscina foi posicionada no terraço, criando um espaço aberto para lazer rodeado pelas copas das árvores. A piscina no topo também recebe sol pleno durante todo o dia, evitando que a água fique fria durante o uso, e, simultaneamente, seu volume de água funciona como uma barreira térmica, ajudando a resfriar os quartos do segundo andar.

Do exterior, a fachada parece composta por planos verticais inclinados, montados para preservar a privacidade e esconder a casa dos transeuntes. As aberturas são posicionadas estrategicamente para destacar a vista de cada árvore existente de acordo com a função de cada ambiente. As extremidades superiores dos planos verticais se projetam acima da laje do telhado, funcionando também como guarda-corpos do terraço. Os planos recebem pintura branca texturizada com linhas em relevo que criam uma aparência distinta; o tom branco contrasta com a madeira do interior, resultando em um ambiente interno acolhedor e confortável.

Em resumo, a Casa M é uma residência compacta escondida entre as árvores, capaz de oferecer espaços de qualidade com vistas para a vegetação ao redor, terraços generosos e uma piscina, apesar da área limitada para construção.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


