Arquitetura
Casa Mortuária de Barrancos / Mesa Atelier

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. No desenvolvimento das vertentes da área de implantação, entre a cota superior do cemitério e a cota inferior do olival centenário, permitindo a manutenção do sistema de vistas existente e encaixada no território entre muros tradicionais de pedra de xisto com junta seca, desenvolve-se a Casa Mortuária de Barrancos.


Pelo exterior promovem-se intervenções pontuais que pretendem valorizar a área de intervenção – estacionamentos e acessos – com construção de pavimentos, muros de suporte e nova arborização para contrariar o efeito de “ilha de calor”, minimizando o impacto visual das infraestruturas existentes.


A proposta de intervenção responde assim, não só ao enunciado e programa de concurso, como aos desafios do clima, integra a vegetação existente e adequa-se à morfologia do lugar, numa perfeita articulação entre arquitetura e território. Entre a cota alta do miradouro existente e a cota do acesso ao edifício, é construída uma praça pública, aberta à paisagem, que estimula o encontro. Na sua base, sustentando-a, surge o embasamento revestido a pedra de xisto local, que acolhe o edifício construído e faz destacar os corpos brancos das capelas funerárias, o tanque que reflete a paisagem e o “poço de luz” que ilumina o átrio presente no piso inferior.


Progredindo para o interior do edifício, os espaços passam a encaixar-se, encerrando-se à envolvente, entre ambientes e espaços que convidam ao silêncio e introspeção. Central na organização espacial – o átrio/sala de espera – funciona como espaço de estar, mas também de distribuição entre o programa público (instalações sanitárias, copa e capelas) e o programa de serviço (arrumos, áreas técnicas e área dedicada ao responsável do culto).


Nas capelas, a luz percorre o espaço de forma diferenciada ao longo do dia, todos os dias do ano. O sistema de abertura de portas e o mobiliário proposto permitem acolher o máximo de utentes sentados e, com a união das duas capelas, cerimónias diferenciadas.


Tal como nas construções vernaculares locais, pode afirmar-se que o novo edifício será sempre uma consequência do lugar, que procura ativar e promover, em paralelo, as pequenas economias locais através da utilização da pedra existente no local, da madeira e da utilização da cor branco em contraponto ao xisto, por forma a preservar a memória construtiva coletiva, contribuindo para a manutenção da cultura construtiva do alentejo e, em específico de Barrancos, permitindo que o novo edifício se “construa com a paisagem”.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


