Arquitetura
Casa na Vila do Açude / Entremeios Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa da Vila do Açude parte do pressuposto da simplicidade e aconchego das casas mineiras, almejando uma casa aconchegante, dotada de espaços generosos de convívio, e tirando proveito da forte presença da natureza como elemento compositivo.


A casa se organiza em gestos formais simples, a partir de dois volumes retilíneos que se cruzam e se transpassam ligeiramente, interligados por uma escada interna. Com grande declividade e presença expressiva de vegetação nativa na porção inicial do terreno, o projeto se implementa na porção dos fundos do lote, na parte mais plana da topografia, onde tira proveito da vista do charmoso vilarejo de Conceição de Ibitipoca.


O pavimento inferior (volume destinado aos quartos) sustenta a laje da sala acima, que paira ligeiramente sobre o terreno natural e a vegetação rasteira. O acesso aos quartos é feito por um corredor interno, com seu piso em pedra São Thomé, que se estende desde o exterior da casa, revestindo a laje em balanço externa, permeando hall interno e corredor. As janelas dos quartos foram reaproveitadas de construções coloniais antigas, e empregadas de forma alinhada.


O sistema estrutural em concreto armado e o fechamento em tijolo maciço são expostos intencionalmente, no intuito de abraçar a tonalidade “quente” do tijolo e evidenciar os processos construtivos de forma clara e verdadeira. No andar social, exploramos aberturas generosas e a ventilação cruzada. Grandes aberturas na fachada noroeste tem sua insolação direta atenuada pelo beiral unido ao volume da grande lareira, que neste projeto assume o lugar da “TV” na sala de estar.

Buscamos empregar materiais tradicionais da região que respondessem bem a passagem do tempo, os planos externos em tijolo maciço aparente adquirem uma característica única e mutável conforme o sombreamento promovido pela vegetação que a circunda, o que garante um aspecto único a cada visita ou estação do ano.

O piso em ladrilho hidráulico cobre toda a área social da casa, reforçando a tonalidade quente em harmonia com os tijolos. A área externa do deck serve como um mirante para vegetação natural, onde se pode sentar a contemplar a paisagem. Um “chuveirão” embutido no dormente de demolição garante refresco em dias quentes.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


