Arquitetura
Casa Orca / dbA. arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
150 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Canhamor, Multiplacas, Sanitana

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, teve por base uma construção em granito à vista existente, que foi reabilitada. Esta, já era inicialmente destinada a habitação, estando inserida numa pequena propriedade rural, com um enquadramento paisagístico excecional.

O terreno tem uma suave pendente a partir da plataforma onde a moradia se insere, que desce até uma linha de água, com vegetação abundante na sua envolvente. A casa é orientada em duas frentes (Noroeste e Sudeste), sendo que a fachada Sudeste tem uma vista privilegiada sobre a zona da linha de água.

A linguagem usada nesta reabilitação, de carácter contemporâneo, procura, ainda assim, estabelecer um diálogo com a materialidade e forma da construção existente. Deste modo, foram mantidas as paredes exteriores em granito à vista, sendo criada uma ampliação, na zona superior, em que a cobertura a duas águas foi reconvertida numa cobertura de uma só água, de forma a otimizar a altura livre interior disponível.


Nos elementos novos, a qual a cor branco foi amplamente usada, tanto em paredes, como nas pérgulas que foram criadas nas duas frentes principais da casa (para abrigo automóvel a Noroeste e para ensombramento da zona de estar exterior, a Sudeste), e ainda nas caixilharias.


No interior, a madeira é o material predominante, o que criou um ambiente cálido e acolhedor. Para tal, foi utilizada uma conjugação de vários tipos de madeira, em função da sua aplicação: pinho em forras interiores de paredes, tricapa (com madeira de casquinha) no mobiliário fixo e escadas e carvalho, no pavimento do piso superior.

Relativamente à distribuição espacial, no piso térreo, a partir da entrada principal a Noroeste (junto à zona de estacionamento no exterior), foi estabelecido um eixo de circulação, que dá acesso à fachada oposta (junto ao terraço e zona de refeições exterior, a Sudeste) e às escadas que levam ao piso superior, onde se situam dois quartos.

Transversalmente a este eixo, pode-se aceder a uma cozinha aberta para as zonas de jantar e estar, em open space, incluindo-se aqui ainda uma pequena zona de trabalho e instalações sanitárias. Na zona da escada, com duplo pé direito, podemos ainda encontrar um recuperador a lenha, orientado para a zona de estar.

A sustentabilidade foi, desde sempre, um vetor importante neste projeto, tendo a construção sido executada em blocos de cânhamo, revestidos a argamassa de cal hidráulica. Este material, que é uma alternativa ecológica aos métodos tradicionais de construção, permite reduzir a pegada de carbono do edifício, tendo ótimas prestações térmicas e acústicas, oferecendo ainda garantias de resistência ao fogo e durabilidade.

Deste modo, pensamos ter conferido a este imóvel, as condições para uma nova vida, mantendo-se, ainda assim, um equilíbrio entre a identidade pré-existente e a contemporaneidade.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


