Arquitetura
Casa Ottoni / Peninsula Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
560 m²
Ano:
2023
Fabricantes: Casa Franceza, Cia do Metal, ENGEFRANÇA, Fernando Jaeger, GRAPHISOFT, HIPER PEDRAS, Portobello

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Península Arquitetura desenvolveu o projeto e realizou o gerenciamento de obras para a reforma da Casa Ottoni, uma residência projetada na década de 1970 pelos arquitetos Dácio e David Ottoni, localizada no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo. O principal objetivo da intervenção foi potencializar as características arquitetônicas existentes, respeitando o partido original, ao mesmo tempo em que se criavam espaços amplos, integrados e funcionais para atender às necessidades e desejos dos novos moradores.


Durante o processo de reforma, diversos elementos originais foram cuidadosamente mantidos, preservando a essência e a identidade da construção. A estrutura em concreto, marca registrada da residência, foi conservada e restaurada, assim como o piso da garagem, os volumes dos banheiros no térreo e a escada de acesso ao pavimento superior. Esses elementos foram integrados de forma harmoniosa ao novo projeto, valorizando a história e a arquitetura dessa casa.





Para ampliar e otimizar os espaços sociais, dois novos volumes de serviços foram criados no térreo, seguindo a lógica original da residência. O primeiro abriga a área de serviços, câmara fria e a cozinha, enquanto o segundo foi destinado ao escritório. A sala de estar e jantar foi modificada para criar um espaço mais amplo e integrado. Quase todas as paredes e o contrapiso foram demolidos, e um novo piso de granilite com base clara e pequenas pedras foi instalado. O objetivo era evidenciar os volumes coloridos e o concreto nos pilares e laje aparente, criando um contraste visual entre os elementos.


Na cozinha, área de serviços e na câmara fria, optou-se por um piso cerâmico específico para tais usos, na mesma cor que compunha todo o espaço. Os elementos em serralheria, portas e tijolos foram pintados da mesma cor alaranjada, conferindo unidade e coerência estética ao conjunto. O quintal recebeu um tratamento especial, com a aplicação de fulget em torno da piscina e na escada de acesso. O restante do espaço foi priorizado a área permeável e recebeu um belo paisagismo, valorizando a conexão com a natureza. A cozinha foi completamente remodelada e equipada com recursos de alta qualidade, tornando-se perfeita para momentos de confraternização e convívio. A piscina, um dos espaços mais frequentados da residência, foi cuidadosamente restaurada, mantendo suas dimensões originais.


No piso superior, foram criados espaços que atendem às necessidades dos moradores, como uma nova suíte e uma sala de TV em uma das antigas varandas e um relaxante ofurô na outra preservada, além de um terraço na cobertura, ideal para momentos de descontração e apreciação da vista. Pensando na eficiência energética e sustentabilidade, um espaço técnico para ar-condicionado e placas fotovoltaicas foi estrategicamente instalado. As estruturas, peças e fechamentos metálicos utilizados nas ampliações mantêm uma linguagem sem excessos, em harmonia com a arquitetura existente.



O resultado final da reforma constituiu uma residência que preserva sua essência original, ao mesmo tempo em que incorpora espaços e elementos contemporâneos, funcionais e sustentáveis. Esse projeto mostrou ser possível potencializar a arquitetura existente, preservando elementos originais e criando novos espaços integrados de forma harmoniosa, resultando em um lar que reflete a personalidade e o estilo de vida dos moradores, ao mesmo tempo em que homenageia e valoriza a obra dos arquitetos Dácio e David Ottoni.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


