Arquitetura
Casa Ouro Velho / Mutabile Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
320 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Bellar, Eternit, Riolax

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um declive acentuado em Nova Lima, Minas Gerais, a Casa Ouro Velho se dobra e se abre em múltiplos níveis, estabelecendo um diálogo contínuo e respeitoso com a paisagem natural e a exuberância da Mata Atlântica. Concebida como uma resposta direta à topografia e à mata circundante, o projeto se organiza em níveis que abraçam o terreno, estabelecendo um diálogo contínuo entre a arquitetura e a natureza, com recortes precisos que garantem a preservação das árvores nativas de maior porte no lote.

Os clientes buscavam um refúgio com máxima integração visual com a serra, demandando uma arquitetura que maximizasse a vista panorâmica. Esta premissa foi reforçada pela legislação local, que só permite a supressão vegetal de um terço do terreno de 1.000m², tornando o respeito à flora uma condicionante central. Além disso, o orçamento limitado tornou a definição das aberturas um ponto chave: elas foram criteriosamente definidas e dimensionadas para maximizar o impacto do investimento. Uma solução estética e econômica foi marcar os volumes da casa por cores, dispensando revestimentos onerosos.

As áreas sociais se voltam para o norte, onde está a vista da serra. O percurso da entrada até o deck nos fundos do lote vence os desníveis de forma gradual, minimizando os custos e impactos ecológicos da movimentação de terra. O acesso de pedestres se dá por um eixo horizontal que, ao atingir a sala de estar, atua como um pivot central na distribuição vertical do programa. A estratégia organiza a área íntima um meio-nível acima e a área social um meio-nível abaixo, potencializando a volumetria interna para criar um pé-direito duplo imponente e ambientes amplos. No pavimento superior, a circulação aberta que leva aos quartos oferece uma vista privilegiada da paisagem.


Em termos de conforto ambiental, a orientação solar é planejada: os quartos ficam voltados para o sul, garantindo frescor, enquanto a suíte principal e a área social se voltam para o leste e norte para otimizar a iluminação e a vista. Na fachada voltada para a rua (oeste), painéis de cobogós de concreto pintados filtram o sol poente, assegurando o conforto térmico da entrada e impedindo a visão direta dos carros na garagem – uma solução estética e funcional. Por fim, o telhado borboleta em estrutura metálica preta, com seus amplos beirais, protege as fachadas e reforça a intenção da casa de máxima abertura ao entorno.


A Casa Ouro Velho é um testemunho da arquitetura que responde ativamente ao seu sítio. Através da implantação cuidadosa e das soluções bioclimáticas inteligentes, o projeto celebra a paisagem de Minas Gerais, provando que é possível conciliar um programa residencial contemporâneo e orçamento restrito com a inserção respeitosa da edificação na Mata Atlântica circundante.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


