Arquitetura
Casa Pátio / Solum Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
400 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Carl Hansen, Fornace Sant’Anselmo, Ideal Work, Sicilianagessi, dnd

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Sicília, na província de Siracusa, esta casa ocupa completamente a área edificável do terreno: uma faixa estreita de terra que se estende em direção ao mar e termina em um penhasco. O projeto se desenvolve longitudinalmente, desde a estrada de acesso ao mar, e é concebido como um oásis introvertido que se abre para a paisagem marítima através da área de estar.


A casa é definida por uma série de paredes projetadas continuamente que estruturam e organizam os espaços interiores e exteriores, gerando ao longo de seu perímetro cinco quartos independentes e uma área de estar voltada para o mar. Enfatizando a natureza privada do projeto, estão os pátios, marcados por paredes de altura total que definem o ritmo dos espaços. Cada quarto tem vista para um pátio privado que filtra a luz natural e garante a privacidade necessária nas áreas mais íntimas.

Um percurso interno descoberto funciona como eixo de distribuição, conectando de forma independente os quartos e estabelecendo uma relação contínua entre eles e a área de estar. Concebido como um pequeno beco, esse caminho se estende desde a entrada principal até o mar, serpenteando entre os quartos em uma alternância rítmica de espaços comprimidos e expandidos.


Dessa promenade ao ar livre, tem-se acesso à área de estar, que se abre para o mar através de grandes janelas deslizantes as quais desaparecem nas paredes. A cozinha, conectada à sala de estar, recebe luz natural de um pátio adicional, dentro do qual uma escada leva ao terraço superior, oferecendo vistas panorâmicas da paisagem circundante.

Desde cima, o design das paredes revela o jogo labiríntico da planta, onde sólidos e vazios, em seu estreitamento e expansão, definem as aberturas para o exterior. Todas as áreas verdes ao ar livre são concebidas como uma paisagem espontânea e local, apresentando dois terraços feitos de pedra. Construídos a seco, seguindo a tradição, estes definem os espaços externos e a área da piscina, que é revestida de pedra vulcânica.

O projeto surge como uma arquitetura introvertida, porosa e misteriosa que não revela sua variedade espacial do lado de fora. As paredes texturizadas em tons terrosos, os pisos de concreto em tons quentes e a ausência de vidro na fachada lembram a simplicidade da arquitetura vernacular e conectam o volume de forma estreita à paisagem circundante.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


