Arquitetura
Casa Pudú / Manuel Ciarlotti Bidinost

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
207 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Butalo Materiales, PVC Pro, Tecmabi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma habitação familiar concebida em torno da articulação de seus espaços públicos, em particular aqueles vinculados ao mundo da criança. A proposta busca integrar de maneira gradual o exterior, o jardim de inverno, a sala e o estúdio, gerando uma continuidade que permite manter essa relação nas diferentes estações do ano.

A casa é complementada por um ambiente secundário, denominado “Casa B”, situado a alguns metros da peça principal. Este espaço flexível funciona como sala de ensaio, ateliê, churrasqueira ou casa de hóspedes, ampliando assim as possibilidades de uso doméstico e cultural, permitindo pensar a domesticidade estendida como campo de produção, lazer e encontro sem interferir na “Casa Familiar”.


O projeto se organiza a partir de um eixo linear que atravessa o terreno desde seu acesso, percorre a casa principal através do jardim de inverno e culmina na Casa B. Ao longo desse percurso, os jardins se qualificam de acordo com sua relação com o doméstico: como um acolhimento, como expansão do jardim de inverno e como espaço intermediário de articulação entre as duas casas.


A materialidade se resolve por meio de uma estrutura de madeira apoiada sobre uma laje de concreto. Todas as aberturas são resolvidas com peças de madeira de pequena seção, capazes de sustentar um interior de grande escala. Destaca-se o guarda-corpo tipo viga no estúdio, que assume grande parte dos esforços estruturais do volume superior e libera o térreo.


O projeto propõe assim uma dialética entre compressão e expansão, entre crianças e adultos, onde espaços limitados precedem ambientes de grande volumetria. Esse jogo espacial não apenas intensifica a experiência do percurso, mas também introduz uma dimensão quase monumental em diálogo com os espaços adjacentes, afirmando a condição da casa como peça articuladora do habitar contemporâneo. Essa tensão entre o íntimo e o aberto constitui a atmosfera doméstica.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Como aproveitar a energia da era de Peixes em 2026
2026 será um ano em que muitas pessoas sentirão uma maior necessidade de refúgio, silêncio, introspecção e calma. Não é um ciclo que impulsione a ação frenética, mas um que convida a escutar, a perceber e a se deixar envolver por todas as coisas que não podem ser explicadas, aceitar sua presença e como nos afetam. Nosso lar deve se tornar um lugar onde a energia pisciana possa se expressar com harmonia na era de Peixes; assim, evitaremos ciclos de confusão e desconforto, inclusive mau humor.
Peixes não se dá bem com o artificial em excesso. A energia de Peixes busca autenticidade, suavidade e conexão com a natureza. No design de interiores de 2026, para aproveitar essa energia, opte por materiais que transmitam vida: madeiras com veios visíveis, tecidos naturais, cerâmicas imperfeitas, pedras que conservam sua textura. Esses materiais não apenas trazem aconchego visual, como conectam com o exterior de forma natural.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


