Arquitetura
Casa Serena / 23o5Studio | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto ocupa um terreno de 362,1 m² em uma zona residencial estabelecida há quase 15 anos. Atende aos parâmetros urbanísticos locais: recuo frontal de 2 metros, comprimento máximo da edificação de 14 metros e altura máxima da cumeeira do telhado. A casa se beneficia de um amplo jardim com árvores frutíferas e hortaliças — como mangueiras, goiabeiras e pés de grapefruit. Esse jardim desperta memórias afetivas dos aromas de grapefruit invadindo os beirais da casa materna, e se tornou um espaço especial para refeições ao ar livre e momentos com vinho em família.


A proprietária, de perfil introspectivo, cultiva seu jardim em meio ao silêncio após um dia longo de trabalho. Como a casa foi pensada majoritariamente para acolher familiares e amigos próximos, cada ambiente foi desenhado para priorizar a convivência. A disposição segue o modelo de uma residência com três volumes — dois blocos sólidos e um pátio central —, criando um sistema térmico eficiente e acolhedor. A cobertura inclinada em vários níveis gera zonas sombreadas que tornam o ambiente mais fresco e confortável.



O pátio atua como uma extensão do estar, conectando o interior à área externa. À medida que a noite cai e o sol tropical se despede, esse espaço ajuda a regular a temperatura interna, proporcionando um ambiente mais receptivo e em sintonia com a natureza ao longo de todo o ano.


A cozinha, a escada e o espaço de meditação estão alocados em volumes independentes. A utilização desses “blocos funcionais” permite a criação de um espaço central sombreado e desocupado, que serve como elo entre o interior e o exterior da casa. Esse ambiente intermediário e flexível convida ao trabalho, ao chá e ao descanso. Aberturas e janelas generosas garantem ventilação cruzada, entrada de luz natural e a conexão visual de todos os cômodos com o entorno.



A estrutura simples da casa pode parecer comum à primeira vista, mas sua essência está na liberdade. Os moradores se sentem livres para iniciar atividades que revitalizam a casa e expressam sua energia. Como a casa e o jardim se estendem mutuamente, os dois jardins se integram como parte de um mesmo organismo.



Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


