Arquitetura
Casa Solem / MORFEUS arkitekter

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
170 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Ifö Electric AB, Louis Poulsen, Møre Royal, SG, Svenneby Sag og Høvleri

Descrição enviada pela equipe de projeto. A floresta Solem é uma pequena área residencial nos arredores de Oslo, logo a leste do principal suprimento de água da cidade, Maridalsvannet. A propriedade está situada em uma paisagem exuberante em uma encosta suavemente inclinada. Boas condições de sol, grandes pinheiros, florestas circundantes e algumas casas de madeira dispersas conferem ao local um caráter distinto.


A área possui condições rigorosamente regulamentadas para construção e edificação, pois está na bacia de captação do suprimento de água de Oslo. A nova casa unifamiliar adere às regulamentações e é, de outra forma, uma substituição de uma casa de madeira desgastada de 1946.

A nova casa possui dois andares sobre a fundação alvenariada da antiga casa, com uma nova extensão para o nordeste. As paredes de fundação existentes foram rebaixadas para melhorar a acessibilidade e promover um bom fluxo geral entre os espaços internos da casa e as áreas externas. A casa é projetada com um grande telhado de duas águas que contribui para sua expressão arquitetônica característica. O segundo andar está embutido no volume do telhado, reduzindo a altura percebida do edifício em resposta tanto à escala de outros edifícios locais quanto às regulamentações de construção locais.


A forma variada do telhado e as janelas no telhado proporcionam espaços internos ricos, abundante luz natural e belas vistas do entorno. As beiradas do telhado prolongadas variam e oferecem espaços externos parcialmente cobertos. Assim como os troncos das árvores circundantes, a casa possui uma fachada de madeira escura e um núcleo interno claro. Interiores em madeira maciça proporcionam um clima interno agradável com superfícies robustas e táteis. As soluções arquitetônicas focam no uso substancial de madeira, eficiência de área, funcionalidade, estética e sensibilidade ao lugar, para garantir uma casa que incorpore qualidades atemporais e específicas do local.

Os planos de piso (170 m²) são eficientes em espaço e funcionais, com quartos variados para diferentes usos, opções de armazenamento embutidas com soluções personalizadas construídas no local e logística geral adaptada a moradores com uma vida externa ativa. Foram feitas disposições para uso parcialmente flexível, a fim de acomodar as possíveis necessidades mutáveis dos residentes ao longo do tempo. O andar térreo é inclusivo para pessoas com deficiência e pode também ser utilizado para abrigar amigos e familiares visitantes.

O esquema principal envolve mínima perturbação do terreno existente. O perfil natural do terreno, o solo superior e as áreas de montanha exposta foram preservados. Todas as superfícies externas são permeáveis, e a água da chuva é infiltrada localmente. A vegetação existente, o sub-bosque e as árvores foram, em grande parte, preservados como estavam, contribuindo para a inserção da casa no local.

A distinção entre estar fora e dentro não é tão proeminente quanto em muitas casas “tradicionais”. A combinação de níveis e vistas através de portas e janelas facilita a saída, enquanto se experimenta as mudanças de clima e estações como parte do interior. Como afirmam os clientes: “Esta é uma qualidade única da casa que vivemos todos os dias”.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Edifício Residencial Cielo / Sanjay Puri Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Cielo é um edifício residencial compacto na cidade de Nagpur, Maharashtra, Índia. Em um terreno relativamente pequeno de 900 m², uma área total construída de 3600 m² é realizada com base nas regras prevalentes e nos requisitos do cliente.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


