Arquitetura
Casa TM / Horizontal Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
276 m²
Ano:
2023
Fabricantes: NS Brazil, Rewood, Zm Pedras

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno amplo, com declive acentuado e vista para a mata, deu as premissas para o projeto da casa, que foi implantada de forma a intervir o mínimo possível na topografia natural. Disposta em dois volumes em “L”, sendo um social e outro privativo, a construção faz uso de dois diferentes métodos construtivos, cada um mais adequado ao uso dos respectivos ambientes.

O bloco da área social ocupa a fachada frontal do terreno e faz uso da madeira laminada colada (MLC) como estrutura para a cobertura que por sua vez é de telha metálica termoacústica. A fachada, discreta, é toda revestida em pedra Moledo, com janelas altas que permitem a ventilação cruzada dos ambientes internos, garantindo o conforto térmico e preservando a privacidade. Um recuo no volume conforma o acesso principal e a garagem da casa, com um grande painel em aço cortén compondo a porta de entrada e um armário depósito.


Na parte interna do bloco, o pé direito é alto e esquadrias generosas se voltam para o jardim e para a vista do fundo do terreno, integrando o ambiente interno com o externo. A casa parte do princípio de expor e valorizar os materiais construtivos, com estrutura, cobertura e instalações aparentes na área social. O mobiliário fixo, com desenho discreto e leve, reforça o protagonismo da arquitetura. Distribuído ao longo da maior parede, seu traçado contínuo percorre sala, cozinha e área externa, promovendo fluidez e integração entre os espaços.


A área de lazer se estende para o jardim central com um deck suspenso que tira partido da declividade do terreno e é arrematado por um banco que permite usufruir da vista. A piscina, de formato orgânico, complementa a proposta do espaço.

Como contraponto ao bloco social — mais leve e alto —, o volume da área privativa se organiza entre duas lajes paralelas de concreto aparente. Apoiado majoritariamente sobre a porção plana do terreno, o volume avança em balanço no trecho posterior, reforçando a relação entre arquitetura e topografia. O pé direito mais baixo confere acolhimento e conforto para as três suítes, cujas aberturas se voltam para o jardim, recebendo sol da manhã e sendo protegidas por brises móveis de madeira, que regulam a entrada de luz e garantem a privacidade.

O corredor que leva às suítes também dá acesso à lavanderia e ao escritório, ambos voltados para o recuo lateral. Uma janela generosa ilumina o percurso e possibilita um jardim interno, que rompe com a monotonia habitual desse tipo de espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


